Páginas

Facebook

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Rede De Feiras Deve Fortalecer Economia Solidária No Crato.

 



WhatsApp%2BImage%2B2021-10-25%2Bat%2B07.50.26%2B%25281%2529


WhatsApp%2BImage%2B2021-10-25%2Bat%2B07.50.26


Organizações se juntam para fortalecer a realizações de feiras comunitárias no Crato. A rede de feiras é uma iniciativa que reunirá a TV Barro Branco, a Associação Mensageiras da Paz, Rádio Cafundó, Coletivo Camaradas e a Associação dos Moradores do Mirandão e Conjunto Conviver. O objetivo é potencializar e movimentar a economia das feiras já existentes nas comunidades do Gesso, Mirandão Mutirão e Barro Branco. Comidas, artesanatos, brechó, livros, plantas são produtos encontrados nestas feiras. 

A rede visa estabelecer parcerias com iniciativas de extensão das universidades da Região Metropolitana do Cariri, como é o caso da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS), da UFCA. 

A rede de feiras faz partes das atividades do Projeto Território Criativo do Gesso desenvolvido pelo Coletivo Camaradas, aprovado no edital de Prêmio Fomento Cultura e Arte do Estado do Ceará, da Secult/CE, através da Lei Aldir Blanc. 

A rede adquiriu uma estrutura mínima de mesas e cadeiras que deverá contemplar cerca de 15 expositores e uma “praça de alimentação”. Cada feira movimenta suas cadeias locais de parcerias, o que beneficia diretamente os moradores de cada localidade que poderão complementa suas rendas familiares.  

A iniciativa da rede também visa reconhecer o protagonismo comunitário. Cada organização tem uma forma distinta de desenvolver os seus trabalhos nas localidades e a intenção é evidenciar esses saberes e fazeres populares.