Páginas

Facebook

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Prefeitura De Maracanaú Assina Termo De Cooperação Técnica Para Implantar A Área De Relevante Interesse Ecológico - ARIE Da Fazenda Raposa.

 



.com/img/a/


O prefeito Roberto Pessoa assinou nesta segunda-feira, 25/10 , o termo de cooperação técnica para implantar oficialmente a a Área de Relevante Interesse Ecológico - ARIE da Fazenda Raposa. O termo foi assinado entre a Prefeitura, a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará - Sema, representada pelo secretário executivo Fernando Bezerra, e Universidade Federal do Ceará - UFC, representada pelo reitor Cândido Albuquerque. A solenidade aconteceu no Buffet Monte Rey, com a presença de secretários, vereadores e representantes da UFC e da Sema. 

.com/img/a/


A assinatura do termo de cooperação técnica para implantar a ARIE da Fazenda Raposa é conquista histórica. A Prefeitura, UFC e Sema pretendem a requalificação ambiental da Fazenda Raposa, implantando o Centro de Tradições Nordestinas, Museu do Ceará e da Carnaúba, Jardim Botânico do Estado, projetos de educação ambiental e um polo de desenvolvimento científico e tecnológico. 

Sobre a Fazenda Raposa - A Fazenda Raposa, localizada no bairro Jaçanaú, em Maracanaú, possui 136 hectares e mantém a mais importante coleção de palmeiras do mundo, sobretudo carnaúbas. A Fazenda Raposa é da Universidade Federal do Ceará, e recebeu, em 2018, novo status de Unidade de Conservação Ambiental pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado – Sema. Agora será Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). São mais de 50 anos de história entre a Fazenda Raposa e a UFC: a área foi doada à Universidade em 1969, quando ainda era propriedade da Companhia Ceras Johnson (S. C. Johnson & Son), empresa de produção de ceras. 

O valor ambiental da fazenda é elevado, por ser rica em ocorrência de palmeiras do gênero Copernicia, como a carnaubeira, além de outras espécies nativas da fauna e da flora da caatinga, bioma característico das regiões Norte e Nordeste.


                           Roberto Moreira