Governo Do Ceará Entrega 24 Caminhões Para Transportar Produtos Do Programa De Aquisição De Alimentos.

 



9e6ca3d8-3126-bcec-9037-57056d94fd0e

O investimento na compra dos caminhões foi de aproximadamente R$ 4,3 milhões
 

Para fortalecer a agricultura familiar, o Governo do Ceará entregou, nesta segunda-feira (25), um caminhão a cada um dos 24 municípios selecionados por meio de um edital da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério da Cidadania. Os veículos servirão para auxiliar o recebimento e distribuição da produção de gêneros alimentícios comercializados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A solenidade contou com a presença do governador em exercício Evandro Leitão, do titular da SDA, De Assis Diniz, e de representantes das cidades beneficiadas. No total, foram investidos cerca de R$ 4,3 milhões na compra do veículos. 

Além de fortalecer o trabalho de agricultores familiares, os veículos servirão também para estruturar as centrais de recebimento e distribuição do PAA. Os automóveis vão contribuir para que a produção seja escoada seguindo as normas sanitárias, ocasionando menor risco de perecibilidade e, consequentemente, diminuindo perdas.

435e720e-cb60-dd2d-14a8-6c18b3c7a56f
O Governador em exercício reforçou a relevância do fortalecimento dessa política na garantia de levar alimento à mesa das famílias cearenses mais carentes. "Essa entrega nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo. Esses veículos irão favorecer a população para que possa receber os seus alimentos em uma velocidade maior, trazendo segurança alimentar e nutricional. Daí a gente vê a magnitude e importância desse programa. Na primeira fase foram quase 50 veículo distribuídos e agora mais 24", comentou. 
233b3368-915d-a6ea-61d6-4574171bc276
Estima-se que 4.798 agricultores familiares utilizarão os caminhões para escoar a produção, beneficiando quase 139 mil pessoas. De Assis Diniz falou sobre a transformação social no campo através do PAA. "Hoje, o Governo do Estado olha a agricultura e o desenvolvimento agrário na perspectiva de que eles se transformem cada vez mais em ferramentas para agregar valor ao homem do campo. Nós sabemos que essa política leva a quem mais precisa a qualidade de vida e estruturação de ciclos produtivos para que a gente possa compreender a estrutura lá na ponta, que leva sustentabilidade e garante renda", enfatizou o secretário.

Parceria com os municípios
b6aea03a-1e49-b72d-fc9f-8f933b4add78
Um dos municípios agraciados com um caminhão foi Quixelô, localizado na Região Centro Sul. O prefeito Adil Júnior foi pessoalmente receber o veículo e ressaltou a importância dessas políticas públicas no fortalecimento da agricultura familiar. "Os investimentos com a aquisição de alimentos (via PAA) em nosso município têm aumentado ano após ano. Agora, a gente recebe esse caminhão que vai ajudar no trabalho com a agricultura familiar em nosso município. Estamos com um programa de valorização e estruturação da agricultura e essa parceria bem estabelecida entre o Governo do Ceará e a Prefeitura tem ajudado muito os nossos produtores", destacou o prefeito.

À frente da Associação dos Prefeitos do Ceará, Júnior Castro - prefeito de Chorozinho - enalteceu a forma parceira com que o Governo do Ceará trabalha junto aos municípios. "Essa é mais uma política pública voltada para os municípios. É uma área muito importante, que é a agricultura familiar. Que venham muito mais políticas como essas", disse.

Postar um comentário

0 Comentários