Fé E Religiosidade Popular: Santana Do Cariri Receberá Fieis E Devotos Para O Encerramento Da Romaria De Benigna Cardoso, Neste Domingo (24).

 



1_fabio_lima_1-17290835

Em sua 18º edição, a romaria começou na última sexta-feira, 15, em homenagem à Benigna Cardoso da Silva, e se encerra no domingo, 24(foto: Fábio Lima)


EM  sua 18º edição com o tema “Com Benigna em romaria: rumo à graça da beatificação” a romaria em homenagem à Benigna Cardoso da Silva começou na última sexta-feira, 15, no município de Santana do Cariri. A peregrinação tem acontecido em formato híbrido, seguindo até esse  domingo, 24, de forma a comemorar os 80 anos do martírio da adolescente, que foi morta aos 13 anos, em 24 de outubro de 1941, vítima de feminicídio. 

  Os deputados Estaduais  Fernando Santana (PT), presidente da Assembleia legislativa do Ceará, Fernanda Pessoa (PSDB),  os prefeitos municipais de Maracanaú Roberto Pessoa, Antonio Filho Antonina do Norte,  Edson Veriato Potengi, José Ailton Brasil Crato e Guilherme Sampaio de Barbalha, estarão neste domingo (24), no município de Santana do Cariri, a fim de participarem da programação do último dia de Romaria de Benigna Cardoso, além da vigário geral da Diocese do Crato Padre José Vicente, sacerdotes, devotos e toda a comunidade católica. e,  serão recepcionados pelo prefeito Samuel Cidade Werton. 

A população de Santana do Cariri aguarda ansiosa pelo anuncio da beatificação de Benigna Cardoso, tendo em vista que  No último dia 3 de outubro, o Vaticano comunicou que o Papa Francisco reconheceu seu martírio.

Aclamada como “Heroína da Castidade , Benigna foi brutalmente assassinada aos 13 anos de idade, em 1941, a golpes de faca por outro adolescente que a assediava, depois de recusar ter relações sexuais com ele. Para a população, a menina “deu a vida para não cometer pecado”. Seu processo foi iniciado em 2011 e, dois anos depois, foi nomeada “Serva de Deus”, pela Igreja Católica. 

a programação, conta da realização de missa no santuário de Benigna Cardoso, no bairro Inhumas ás 6 hs da manhã , missa campal ás 9 hs da manhã  no santuário de Benigna ( bairro de Inhumas), ás 11 hs missa na igreja Matriz de Senhora Santa Ana.

 16 :  30 hs terço da misericórdia e benção do Santíssimo sacramento no santuário de Benigna. em seguida, a condução do quadro de Benigna até a Igreja Matriz. 18 hs missa de encerramento na igreja matriz, quermeses sorteios de brindes.


      Jornalista Amaury Alencar  

Postar um comentário

0 Comentários