CeArt Itinerante É Lançada Em Aracati.

 



                        0?ui=2&ik=ea5397e7e4&attid=0


As mãos ágeis no trançado da palha de carnaúba da jovem artesã Drielle Rodrigues, 27, são parte da herança passada da avó para a mãe e depois para ela. “Desde os oito anos, ajudo a trançar os tapetes de palha que sustentaram minha mãe e meus tios. Todos ajudavam”, conta. Somente nesta sexta-feira (15), ela conseguiu solicitar a identidade artesanal, por meio da CeArt Itinerante, uma iniciativa que vai levar a diversos municípios os serviços da Central de Artesanato do Ceará, equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Aracati foi a primeira cidade a receber a CeArt Itinerante, uma idealização da primeira-dama do Estado, Onelia Santana. “É um momento muito importante para os artesãos, a abertura da CeArt Itinerante. Temos o complexo da CeArt e a Casa do Artesão, em Fortaleza, mas a gente precisa ir até o interior do Estado para tirar as carteiras, fazer a curadoria dos produtos que são belíssimos, extraordinários. Abrimos uma loja no aeroporto de Fortaleza. E isso tem sido muito importante porque estamos dando visibilidade ao artesanato, dando condições para que o artesão lá do interior possa vender mais, então para mim é uma alegria estar em Aracati dando início a CeArt Itinerante”, disse.

0?ui=2&ik=ea5397e7e4&attid=0

A CeArt Itinerante acontece neste fim de semana em Aracati e Icapuí. A secretária da SPS, Socorro França, acompanhou o início dos atendimentos. “A gente não pode deixar morrer algo tão bonito como o nosso artesanato. Pessoas com mais de 90 anos que ainda fazem labirinto. Isso é muito importante. Repassar isso para as novas gerações.”, destacou.

O lançamento da iniciativa contou com a presença da primeira-dama do município, Glaucia Maia. “Foi muito gratificante saber que Aracati seria a primeira cidade trazendo esse projeto que a Onelia idealizou porque aqui temos muitas tipologias e a gente já vinha incentivando, mas com a pandemia todo mundo parou e agora com essa vinda da CeArt vai reativar tudo e eles mesmos vão se sentir incentivados”, ressaltou.

0?ui=2&ik=ea5397e7e4&attid=0

No período de 15 a 17 de outubro, Aracati e Icapuí recebem o projeto, que vai contar com oficinas, cadastro e renovação das identidades artesanais, certificação de produtos, palestras e exposição e venda de peças nas 16 tipologias do artesanato cearense. O atendimento acontecerá nas instalações do Caminhão do Cidadão. “A CeArt indo até o artesão beneficia grupos produtivos e associações, tornando o processo de cadastramento mais rápido e prático para emissão de identidade artesanal, bem como o serviço de emissão do Selo Ceart com a certificação de novos produtos artesanais que poderão ser comercializados nos espaços das lojas CeArt”, destaca a coordenadora de artesanato, Patrícia Liebmann.

Através da emissão de identidades artesanais, a SPS reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos, a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas e a participação em feiras nacionais e internacionais com o apoio da CeArt.

0?ui=2&ik=ea5397e7e4&attid=0

Atualmente, 35 mil artesãos e/ou entidades artesanais estão cadastrados e 86 entidades artesanais ativas. De 2015 a agosto de 2021, 28.012 artesãos participaram de capacitações para o fortalecimento do artesanato e assessoramento técnico de melhoria da qualidade artesanal. No mesmo período, a CeArt já intermediou a comercialização de 387.145 peças artesanais, movimentando mais de R$ 11 milhões em vendas.

Projeto CeArt Itinerante

Aracati
Sexta-feira, 15 de outubro – Das 9h às 19h
Local: Praça da Matriz, em frente ao Paço Municipal

Icapuí
Sábado, 16 de outubro – Das 16h às 19h
Domingo, 17 de outubro – Das 9h às 11h
Local: Praça Central de Icapuí, ao lado da brinquedopraça

Serviços

Oficinas
Cadastro e Renovação das Identidades Artesanais
Certificação de Produtos
Momento CeArt (Palestras sobre as ações desenvolvidas pelos setores da Coordenadoria de Desenvolvimento do Artesanato)
Exposição e venda de Produtos das 16 tipologias artesanais

Postar um comentário

0 Comentários