Cantor Fagner É Um Dos Devotos A Dar Testemunho De Fé No Filme “Frei Damião - O Santo Do Nordeste”

 







image



O cantor e compositor cearense Fagner, conhecido principalmente por hits como “Borbulhas de Amor”, “Oração de São Francisco”, “Deslizes” e “Revelação”, é um dos devotos que dá um testemunho de fé no filme Frei Damião - O Santo do Nordeste, que será lançado nos cinemas no dia 4 de novembro de 2021 - um dia antes do aniversário de Frei Damião. O longa foi produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra e direção da cineasta pernambucana Deby Brennand.

Com o seu histórico de devoção ao capuchinho, tendo feito até show por beatificação de Frei Damião no Recife, em 2012, o cantor dá um depoimento sobre a personalidade do frade no documentário. Um trecho da participação de Fagner, inclusive, aparece no trailer do filme, divulgado no último dia 15 de outubro pela Elo Company, distribuidora do longa. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=XI0guRwalWA.

O cartaz do longa, que teve première como Hors Concours no Cine PE, em 2019, também foi divulgado recentemente. A arte do cartaz foi realizada pelo designer e artista plástico pernambucano Adriano Marcusso. Com referências ao sagrado, a gravação em linóleo buscou representar o imaginário folclórico em torno do frei capuchinho. Um detalhe curioso da obra é que o Frei Damião parece levitar. O fato de ele “andar sem pisar no chão” era um dos dons relatados por diversas pessoas que conviveram com o missionário. Trabalhada em madeira, a obra tem como elemento principal o próprio frei, mas traz também elementos como o sol, o chão seco do sertão, a chuva e as vilas.

Arte do cartaz: Adriano Marcusso

O objetivo do longa, através das imagens inéditas, entrevistas, depoimentos, testemunhos de milagres e reinterpretação de acontecimentos, é mostrar um ser humano que está acima da religião. Frei Damião ia além. O documentário não foca apenas nos seus adoradores, mas se preocupa em mostrar o legado do capuchinho também para aqueles que não o conhecem e desejam entender o significado dele para uma legião de fiéis.

Festivais

Além de ter sido exibido como Hors Concours no Cine PE, o filme Frei Damião - O Santo do Nordeste vem colecionando prêmios, menções e indicações. Foi super premiado no 14º Comunicurtas, festival de cinema promovido pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. O documentário levou os prêmios de Melhor Fotografia (Breno Cesar), Melhor Som (Pablo Lopes, Paulo Umbelino, Pedrinho Moreira e Moabe Filho) e Melhor Roteiro (Nadezhda Bezerra), dentro da Mostra de Longas-Metragens. O documentário foi ainda selecionado para a mostra competitiva do 14ª Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, também da Paraíba, e exibido no 3º Cine Caicó, no Rio Grande do Norte. O longa também foi finalista na categoria melhor filme no festival Mirabile Dictu 2020 (Roma), um dos mais prestigiados festivais de cinema católico do mundo.


Sinopse:

A vida do Frei Damião de Bozzano: sua juventude na Itália, sua participação na primeira guerra mundial, a atuação como missionário no Brasil desde os anos 30 até sua morte em 1997 e os relatos de milagres que o levaram a ser chamado popularmente de o “Santo do Nordeste”.

Elenco principal:

Andrade Júnior - Frei Damião (80 anos)

Carlos Eduardo Ferraz - Frei Damião (25 anos)

Nicolas Baldini - Frei Damião (criança)

Albert Tenório - compadre

Nivaldo Feliciano - caçador de passarinhos

Artur Canavarro - Cícero Silva

Nínive Caldas - mulher grávida

Jacira Gonçalves - Dona Anita


Participações especiais:

Frei Gianfranco Lazzari

Rafaelle Savigni

Frei Antônio Landi

Frei Natale Cocci

Dom Severino Batista de França

Frei Jociel Gomes

Renê Guida da Silva

João Moreno

Padre Evilásio Medeiros

Manoel Antônio Dias

Marieta Dias de Freitas

Padre Rinaldo Pereira

Antônio Neto

Irmã Maria de Lourdes

Francisco de Queiroz

Teresa de Queiroz

Frei Leandro Santos

Monsenhor José Nicodemos

Postar um comentário

0 Comentários