Campos Sales, Salitre E Araripe Estão Em Estado De Emergência Por Seca Ou Estiagem.

 



Sertao_paraibano_14


O Cariri tem 3 municípios em situação de emergência em razão de seca e estiagem reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, conforme informado pela Defesa Civil do Estado nesta sexta-feira.

Conforme o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, a estiagem é um período prolongado no qual há ou baixa incidência de chuvas, com perda de umidade do solo. Já a seca é um período de tempo seco, prolongado e que causa desequilíbrio hidrológico.

 Entre as cidades caririenses, Campos Sales está em situação de emergência por seca e 2 municípios (Araripe e Salitre) são por conta da estiagem.

Com a publicação do reconhecimento federal, os municípios afetados por desastres naturais podem solicitar os recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações voltadas ao socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura atingida por desastres.

Com base nas informações sentidas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), uma equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliada como metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Postar um comentário

0 Comentários