Assembleia Legislativa Realiza Seminário De Governança Municipal Para Prefeitos E Gestores Públicos, Nos Dias 7 E 8.

 



d0f4470b3bc81b5d7f55aada1d4ed43b_L
A Assembleia Legislativa do Estado, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e do Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) e em parceria com a Rede Governança Brasil (RGB), Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e Instituto Plácido Castelo (IPC), do Tribunal de Contas do Estado, promoverá, dias 7 e 8 de outubro, o Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos – Edição Ceará.

O evento híbrido acontece no auditório do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará) e pela plataforma Zoom. Poderá ainda ser acompanhado também pela TV Assembleia (canal 31.1) e pelos canais da Unipace e IPC no YouTube.

O seminário objetiva disseminar o conhecimento da governança como referência para o desenvolvimento de administrações públicas municipais, de modo que possam se tornar cada vez mais eficientes no atendimento das demandas dos cidadãos, sustentadas na transparência e qualidade dos serviços prestados.

“A expectativa é a de que o Estado acompanhe o desenvolvimento cultural e tecnológico do mundo, da sociedade. Para isso, é fundamental o seu envolvimento na cadeia que contempla os processos de discussão, formulação e desenvolvimento de políticas públicas em todas as áreas que determinam a vida em sociedade”, ressalta o presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT).

Para o deputado Salmito (PDT), presidente da Unipace, o conceito e as práticas da governança pública precisam ser conhecidos e difundidos no País, “como um caminho estratégico necessário não apenas para o aperfeiçoamento efetivo e qualitativo da administração pública, mas também para o desenvolvimento pleno e sustentável da sociedade”.

Autoridades nacionais, como o ministro do TCU e principal representante da RGB, Augusto Nardes; o ex-ministro da Saúde Nelson Teich; o ex-secretário de Saúde do Paraná (PR) , Antônio Carlos F. Nardi; os ex-ministros Raul Velloso e Cláudia Cotins são alguns dos palestrantes.

Participam ainda o prefeito de Maragogi (Alagoas), Sérgio Lira, que apresentará a experiência exitosa de governança pública já implantada no município, e o prefeito do município de Sobral, Ivo Gomes, que falará sobre as iniciativas na educação que tornaram o município referência nacional de política pública do setor.

A primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Sales Leitão, do Núcleo de Responsabilidade da Assembleia Legislativa do Ceará; Karolyne Utomi, da RGB, e Annette de Castro, vice-presidente da Mallory Eletroportáteis, também participam como expositoras do tema “Lideranças Femininas que trabalham com o foco em Governança e Responsabilidade Social”. Além do vice-prefeito de Fortaleza e presidente do Iplanfor, Élcio Batista, com a palestra sobre o Plano Fortaleza 2040.

BENEFÍCIOS DA GOVERNANÇA

Os benefícios esperados da prática da governança pública para os municípios, segundo os promotores do evento, envolvem desde a atuação com vistas à inovação, criatividade, modernização e utilização de novas tecnologias na prestação de serviços dos diversos órgãos da gestão pública municipal, até o aprimoramento do diálogo do governo municipal, criando novas formas de participação social na formulação e decisão sobre políticas públicas; redução da burocracia e aumento da produtividade da gestão pública municipal.

O seminário contempla a busca pela redução de custos, pela qualidade nos investimentos e pelo melhor gasto dos recursos públicos; ampliação das receitas sem aumentar impostos; incrementos de receita e redução de despesas através da gestão da dívida ativa; maior eficiência na gestão fiscal; realização de regularização fundiária urbana e investimentos sociais e diminuição dos tempos de compra, produção e entrega nas contratações.


                            Ascom 

Postar um comentário

0 Comentários