Abdoral Jamacaru fará show presencial de encerramento da Mostra Sesc Cariri de Culturas.

 



A Mostra Sesc Cariri de Culturas, que este ano celebra sua 23ª edição, deve realizar de forma híbrida toda a programação de shows, eventos culturais e manifestações artísticas do território criativo caririense. Tendo confirmada uma das primeiras atrações o show virtual do cantor Nando Reis, na abertura do primeiro dia do evento, o encerramento no entanto contará com apresentação presencial de Abdoral Jamacaru.

Com mais de 50 anos de carreira, o “menestrel do Cariri” levará a Praça Siqueira Campos, em Crato, no dia 14 de novembro, uma apresentação que retrata a música popular caririense representada pelas várias identidades musicais do artista. Abidoral é cantor, compositor e um dos mais reconhecidos representantes da música popular do Nordeste. Seu trabalho é admirado por grandes nomes da música brasileira como Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Cássia Eller e Nelson Motta. Além de possuir três discos antológicos gravados e esgotados: “Avallon” (1986), “O Peixe” (1998) e “Bárbara” (2007).

Mostra híbrida

A mostra, que ocorre de 7 a 14 de novembro, contará com atividades presenciais abertas ao público com acesso limitado devido a situação pandêmica de Covid-19, mas com alcance ilimitado a partir das plataformas digitais. A programação é estruturada em nove linguagens: Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais, Patrimônio, Biblioteca e Pensando Verde. Esta 23ª edição contará com 114 grupos e artistas selecionados no edital de 2020, além de 50 grupos de tradição popular.

Os grupos nacionais farão suas apresentações digitais pré-gravadas, já os grupos oriundos do Ceará e demais estados no Nordeste brasileiro, de maneira presencial, dentro do circuito da Mostra, com transmissão em tempo real. Nesse contexto, foram convidados artistas e grupos de diversas regiões do Brasil que apresentarão seus trabalhos em lugares históricos, que representem sua região, interligando assim os estados do Brasil por meio do Patrimônio Cultural. Já as apresentações e performances presenciais acontecem nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo e Nova Olinda. O Teatro Sesc de Iguatu também irá complementar o roteiro das ações do evento.

No Cariri, mestres da cultura popular, brincantes e seus grupos de tradição, irão protagonizar a websérie “Mestres Guardiões da Memória” gravada em locais históricos e importantes da região. As apresentações de reisado, lapinha, guerreiro, coco, maneiro pau, bacamarte, incelenças, maculelê, quadrilha junina, maracatu, banda cabaçal, além dos grandiosos penitentes, acontecerão em lugares como: o Horto de Padre Cícero, Festa de Santo Antônio de Barbalha, Centro de artesanato e cultura popular Mestre Noza, Lira Nordestina, Museu Casa do Mestre Nena, bairro João Cabral, Cachoeira de Missão Velha, Quilombo dos Souza, Chapada do Araripe, entre outros importantes pontos grandiosos em cultura e beleza.

Desde 2017, o Sesc realiza a ação “Pensando Verde na Mostra” fomentando as discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade. Nesta edição, o projeto acontece de 11 a 14 de novmebro, na Praça da Sé, em Crato, com trocas de mudas, exposições mediadas, oficinas e uma vivência ambiental na Chapada do Araripe.    

fonte: badalo:

Postar um comentário

0 Comentários