UFCA realiza curso Básico de Produção Cultural e Passeio Fotográfico.

 



                                                        FOTO DIVULGAÇÃO DCOM UFCA 


 A Universidade Federal do Cariri (UFCA) abriu nesta quarta-feira (8), 50 vagas para o Curso Básico de Produção Cultural. Aberto ao público e gratuito, o curso segue com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 12, através de formulário online. Os participantes terão aulas de produção básica de eventos, áudio e vídeo, além de conhecimentos básicos em transmissão pela internet (Streaming). Além do curso, a Pró-Reitoria de Cultura da UFCA segue com inscrições abertas até segunda-feira (13) para o “Passeio Fotográfico: Flanando com afetos”, também aberto à participação de fotógrafos profissionais e amadores.

Este ano, o Curso Básico de Produção Cultural está dividido em quatro módulos independentes, cada um com carga horária de seis horas, totalizando 24 horas de formação. Para participar não é necessário ser aluno ou servidor da UFCA. As inscrições podem ser feitas por pessoas de qualquer lugar do Brasil, sendo necessário que os inscritos disponham apenas de computador e internet. O curso acontecerá de forma online entre os meses de setembro e outubro. Cada módulo ocorrerá em três dias, sempre nas segundas, quartas e sextas, das 14h às 16h, de acordo com o cronograma a seguir: Produção básica de eventos – 13, 15 e 17 de setembro; Produção básica de áudio – de 27, 29 de setembro e 1º de outubro; Produção básica de vídeo – de 11, 13 e 15 de outubro; Conhecimento básicos em Streaming – de 25, 27 e 29 de outubro.

Aqueles que participarem dos quatro módulos receberão um certificado único com a carga horária completa do curso, somando 24h. Após as inscrições os participantes receberão orientações pelo e-mail cadastrado na inscrição. Mais informações e dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail producao.procult@ufca.edu.br.

Passeio Fotográfico

Idealizado pelo VII Foto Síntese em parceria com a V Semana de Jornalismo do Cariri, o Passeio Fotográfico: Flanando com Afetos também segue com inscrições abertas. A iniciativa tem como objetivo receber registros por meio de fotos ou vídeos que retratem o cotidiano nas cidades do Cariri, seja por laços afetivos ou de memória. As imagens selecionadas serão publicadas nas redes sociais dos organizadores do passeio. Os interessados devem preencher formulário online solicitando inscrições.

Os participantes do Passeio Fotográfico podem se inscrever individualmente ou compor duplas ou trios. Assim como o Curso Básico de Produção Cultural, para participar do passeio não é preciso ser estudante nem servidor da UFCA. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos, não sendo necessário ser fotógrafo para fazer os registros, que podem ser capturados, inclusive, pelo celular. As imagens encaminhadas passarão por uma curadoria e as que forem escolhidas serão exibidas nos canais de divulgação do V Foto Síntese.

A proposta é que cada inscrito encaminhe entre três e dez fotografias. Além disso pode ser enviado um ou dois vídeos com duração de até 59 segundos por cada vídeo. De acordo com o Produtor Cultural da Pró-reitoria de Cultura da UFCA, Thiago Rodrigues, a atividade foi motivada pelo tema do Foto Síntese deste ano que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro. A realização do Passeio Fotográfico durante a pandemia é vista como um desafio a mais para os organizadores e para os participantes que farão os registros. “Neste ano, dado o isolamento social obrigatório que vivemos há quase dois anos por causa da pandemia, os olhares para as cidades e para nossas realidades quase sempre imperceptíveis podem carregar outros significados e trazer, em alguma medida, uma relação de pertencimento a algo que não sejam nossas residências”, comenta Rodrigues.

Por: Lara Alencar / Agência Cariri

Postar um comentário

0 Comentários