Páginas

Facebook

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Orquestra de crianças e jovens da Fundação Raimundo Fagner apresenta recital virtual.

 



Orquestra da Fundação Raimundo Fagner (FRFagner), formada por crianças e jovens atendidos pela instituição de Orós, apresenta o recital virtual “Chorinho em todos os tempos” no próximo dia 18 de setembro, às 16h, no canal da instituição no YouTube, com acesso gratuito.

Com direção musical do maestro Nonato Vieira, o recital conta com dez músicas que perpassam pelos estilos do chorinho, polca, maxixe e samba canção, numa rica expressão de musicalidade marcada pela efervescência e euforia característica própria desse estilo e de um Brasil do século XIX.

No repertório, canções de grandes compositores como Joaquim Callado, considerado o “Pai do choro”, e Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, que em suas obras romperam preconceitos da época ao inserir ritmos de matriz africana, como o maxixe, no choro.

Composto por 45 integrantes, entre canto coral, flautas doces, percussão e violões, o recital da Orquestra da Fundação Raimundo Fagner de Orós é resultado das oficinas artísticas do projeto @aprendendocomarte realizadas de forma virtual por conta da pandemia de covid-19. O projeto visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética de seus educandos por meio de oficinas em diversas áreas, sendo a música o foco principal de suas ações.

As captações de vídeo e áudio das crianças para a apresentação foram realizadas de forma individual na sede da FRFagner e editadas pela equipe técnica e pedagógica da FRFagner, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária.

FRFAGNER

Criada em abril de 2000, a Fundação Raimundo Fagner tem o objetivo de contribuir para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes atendidas nas cidades de Fortaleza e Orós possam desenvolver o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Tendo a arte como centralidade no processo educativo, atualmente a instituição atende cerca de 400 crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.

As ações da Fundação são desenvolvidas através do projeto “Aprendendo com Arte”, proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, como Música, Literatura, Informática, Teatro, História da Arte, Criação e Arte, Expressão Corporal, Ecoarte e Leitura e Escrita.

Os resultados do trabalho desenvolvido pela FRFagner são vistos através dos prêmios conquistados ao longo de 21 anos, como: Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itaú/Unicef – vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada à UNESCO 2012, Prêmio ODM Brasil, vencedor nacional (2014) e Prêmio Ponto de Cultura, CE (2018).

SERVIÇO

Recitais “Chorinho em todos os tempos” – Dia 18 de setembro, às 16h, no Canal da Fundação Raimundo Fagner no Youtube. Site: www.frfagner.org.br. Redes sociais: @frfagner. Informações: (85) 3274-3726. Gratuito.

                                                       CN7