Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza inauguram a 87ª areninha na Capital.

 


Equipamento é a quarta unidade implantada na área do Parque do Cocó


Os moradores do bairro Cidade 2000, em Fortaleza, receberam a 87ª areninha instalada na Capital. O novo equipamento, implantado por meio do programa Juntos por Fortaleza, foi entregue pelo governador Camilo Santana e pelo prefeito José Sarto, nesta sexta-feira (3), com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e os secretários do Meio Ambiente, Artur Bruno, e do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

De acordo com o governador, a parceria entre Estado e prefeitura tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos fortalezenses, oportunizando espaços urbanizados e seguros para convivência, lazer e formação cidadã. “É para vocês essa areninha, é para a comunidade. Cuidem muito dela, é um patrimônio de vocês. Foi feita com muito carinho para que vocês pudessem aproveitar esse espaço público”, declarou Camilo Santana, frisando que as areninhas compõem a maior política de esporte do País.

As areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. Ao todo, 225 equipamentos foram entregues em todo o Ceará, sendo 138 construídos pelo governo estadual no Interior e outros 87 implantados na Capital, por meio da parceria com a Prefeitura de Fortaleza.
“Esse é mais um equipamento que entregamos para Fortaleza. É um equipamento de inclusão social, que não mexe apenas com os desportistas, mas melhora todo o seu entorno. Tenho observado que no entorno das areninhas se estabelecem muitas conexões comerciais, é a pessoa que vem vender cachorro-quente ou água. Então, se estabelece um ciclo econômico, relativamente, importante”, destacou José Sarto.
Evandro Leitão, presidente da AL, registrou a importância das areninhas para fortalecer o papel inclusivo do esporte. “O esporte, eu não tenho dúvida em dizer, que é a maior ferramenta de inclusão social”.

O secretário da Sejuv, Rogério Pinheiro, citou os programas sociais inseridos nos equipamentos. “Esporte em 3 Tempos, Esporte Superação e Atleta Cidadão, que vêm gerando oportunidades e inclusão social à juventude de Fortaleza e do Estado do Ceará”.

A Areninha da Cidade 2000 foi construída dentro da poligonal do Parque Estadual do Cocó, já na área ampliada em junho último pelo governador Camilo Santana. Devem ser inauguradas 15 ao todo em Unidades de Conservação estaduais, sendo 9 no Cocó, das quais 4 já foram entregues e mais 5 estão em construção. Também já foram entregues areninhas na ARIE do Sítio Curió e na APA do Maranguapinho. “Faz parte do programa ambiental preservar a fauna, flora e o rio, criando instrumentos de esportes, lazer e cultura dentro do Parque, para que a população possa lutar pelo Parque a partir desse sentimento de pertencimento”, justificou o titular da Sema, Artur Bruno.

 
No total, mais 54 areninhas estão em vias de serem inauguradas, 28 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação.

Parceria

A areninha da Cidade 2000 representou investimento de R$ 1.365.901,25, com recursos do Estado. As prefeituras doam e indicam o terreno para a construção do campo. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

Postar um comentário

0 Comentários