Deputado Fernando Santana sugere exames gratuitos para grupos de risco de doença renal.

 



O Deputado Estadual Fernando Santana (PT) deu entrada em um Projeto de Indicação  que sugere a realização gratuita, através da rede pública de saúde estadual, dos exames “Parcial de Urina Tipo I” e “Creatinina Sanguínea” para pessoas do grupo de risco de doença renal crônica. Atualmente, os dois exames só são realizados na rede particular. 

O texto do PI 327/2021 ressalta que constituem o grupo de risco para doenças renais crônicas os portadores de diabetes, os hipertensos, os obesos e os  maiores de 50 anos. De acordo com o projeto, os exames devem ser realizados por profissional qualificado, no próprio hospital e, diagnosticada a doença ou qualquer alteração nos portadores renais crônicos, o paciente será encaminhado para a realização de exames mais complexos.

 “As doenças renais são, muitas vezes, assintomáticas. Atualmente, mais de 70% dos pacientes em tratamento somente descobrem que sofriam desse mal quando já apresentavam comprometimento da função renal. Além de apresentar elevados riscos de mortalidade. O diagnóstico precoce cria perspectivas de interrupção ou lentidão na perda da função renal” alerta Fernando Santana, autor do projeto. 

O parlamentar, que também é vice-presidente da Assembleia Legislativa, lembra dos altos investimentos com saúde no tratamento da doença na forma crônica, e coloca o projeto como uma medida para prevenção e controle.


                                         ( Flávio Pinto) 

Postar um comentário

0 Comentários