Depois de Exu, Araripina é o 2º município a confirmar caso da variante delta no Sertão do Araripe.

 


Foto: Bruno Rostand

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta quinta-feira (2 de setembro), mais quatro casos de pessoas infectadas com a variante delta da Covid-19. Esses registros foram feitos em moradores do Grande Recife, do Agreste e do Sertão, a partir do sequenciamento genético de amostras.

No dia 18 de agosto, o governo estadual confirmou a transmissão comunitária desse tipo de variante do novo coronavírus. Esse tipo de transmissão fica caracterizado quando não é possível saber quem passou a doença.

Através das análises do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), já foram identificados 14 casos de moradores do estado com a variante delta, além dos cinco tripulantes estrangeiros de um navio que já deixou Pernambuco.

As 89 amostras analisadas pela rodada de sequenciamento genético divulgada nesta quinta-feira foram coletadas entre 25 de julho e 18 de agosto.

Ficou constatado que a linhagem gama continua prevalecendo no estado, sendo identificadas em 94,5% das amostras, ou seja, 85 pacientes.

As quatro pessoas que apresentaram a variante delta representam 4,5% do total e foram de moradores de Olinda e Ipojuca, na Região Metropolitana, Caruaru, no Agreste, e Araripina, no Sertão do Araripe, região vizinha ao Cariri cearense. Os pacientes têm entre 24 e 34 anos, sendo dois deles homens e duas mulheres.

A Secretaria de Saúde apontou que todos os quatro foram notificados como casos leves e, com isso, os municípios de origem foram orientados a investigar e acompanhar essas pessoas.

Histórico

No dia 27 de agosto, outros oito casos da delta tinham sido confirmados em moradores do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). Antes disso, no dia 18, foram duas confirmações: uma em Abreu e Lima e outra Olinda, de pacientes que adoeceram em julho.

De maneira geral, desde o começo da pandemia, em março de 2020, Pernambuco contabilizou 609.157 pessoas diagnosticadas com Covid-19 e 19.425 óbitos de pacientes com a doença.

Gazeta do Cariri - Com informações do G1 PE

Postar um comentário

0 Comentários