Defesa Civil Nacional decreta situação de emergência em Independência, Cascavel e Santa Quitéria.

 


A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência devido à ausência de chuvas em três municípios cearenses: Cascavel, Independência e Santa Quitéria. As cidades ficam localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Região Norte, respectivamente. O documento reconhecendo a situação das cidades foi publicado nesta segunda-feira, 13, no Diário Oficial da União (DOU).

A medida ainda informa que, além das três regiões, mais 11 cidades brasileiras estão em situação de emergência por desastres naturais, entre ausência de chuvas intensas e período de seca. O reconhecimento, conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), permite que as cidades busquem recursos federais para ações de resposta e reconstrução de estruturas danificadas para atendimento à população atingida pelos desastres naturais.

Em Independência, o prefeito José Valdi Coutinho (PSD) informou, em decreto publicado no dia 30 de julho, a situação de emergência na cidade. No documento, o gestor destaca que as irregularidades das chuvas e as elevadas temperaturas vêm comprometendo o abastecimento de água do município. Para minimizar os efeitos, foram solicitadas ações, como mobilização de voluntários para realizar campanhas de arrecadação de recursos junto às comunidades e mobilização dos órgãos municipais.

Nas cidades de Cascavel e Santa Quitéria, não foram publicadas medidas de combate ou declaração da situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional.

 O Povo 

Postar um comentário

0 Comentários