Centro De Memória É Reinaugurado Na Celebração De 185 Anos Da Sefaz.

 



210927_CENTRO-MEMORIA-SEFAZ_TM05859

Governador Camilo Santana e outras autoridades participaram da solenidade, que contou ainda com lançamento de selo comemorativo

O Governo do Ceará entregou a reforma do Centro de Memória da Fazenda na celebração dos 185 anos da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE). O equipamento cultural, agora remodelado, passa a funcionar em uma área de 255 m², no térreo do Palácio da Fazenda, prédio histórico que abriga a sede principal da Sefaz, na avenida Alberto Nepomuceno, no Centro de Fortaleza.

“É a Sefaz que garante tudo que o Estado e os Poderes possam executar suas ações, e tudo isso passa por uma boa gestão fiscal. E é por isso que somos reconhecidos. Há seis anos somos o Estado com o maior investimento público no Brasil”, destacou o governador ao parabenizar a pasta pelo aniversário.

O térreo do Palácio da Fazenda foi revitalizado para expor o acervo da Secretaria, que reúne mobiliário, fotos, documentos, livros e objetos de valor histórico; alguns do início do século 19.

210927_CENTRO-MEMORIA-SEFAZ_TM05250

“A questão fiscal não pode ser um fim, ela precisa ser um meio. Um meio que possibilite que o Estado possa investir na educação, na saúde, que os gastos públicos possam ser feitos de forma correta, e bem fiscalizadas. Estamos entregando agora o museu, neste espaço está alojada na sala-cofre, onde eram antes contados os pagamentos do Estado. Hoje é uma outra época, mas é importante resgatar a história dos que fizeram, de quem faz, e dos que farão a Sefaz-CE”, afirmou Camilo Santana.

Ao seu lado estavam presentes a titular da Sefaz, Fernanda Pacobahyba; o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdomiro Távora; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; o superintendente dos Correios no Ceará, André Costa; a defensora geral do Estado, Elizabeth Chagas; a desembargadora Nailde Pinheiro, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE); o deputado estadual Jeová Mota; e o fazendário Zé Ailton, prefeito do Crato.

210927_CENTRO-MEMORIA-SEFAZ_TM05986

Durante a reinauguração do Centro de Memória da Fazenda, foram lançados o selo postal e o carimbo comemorativos aos 185 anos da Sefaz, celebrado no dia 26 de setembro.

“A Sefaz está em festa, pois completou 185 anos no domingo (26) e celebramos hoje, com direito a inauguração do Centro de Memória da Fazenda, que é um momento que nós despertamos a alma dessa instituição. Estou muito feliz de estar liderando esse processo, de ver tudo isso acontecer, de ver as pessoas engajadas, a gente se perceber como parte de uma história de uma secretaria que tem muito a oferecer para a sociedade e muito mais ainda oferecerá”, apontou Fernanda Pacobahyba.

210927_CENTRO-MEMORIA-SEFAZ_TM05983

Centro de Memória da Fazenda

O Centro de Memória da Fazenda foi institucionalizado na data em que a Sefaz-CE completa 185 anos de trajetória ligada à história política e econômica do Estado. O Palácio da Fazenda, inaugurado em 27 de novembro de 1927, foi o primeiro bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982.

A reforma foi conduzida com todo zelo para manter as características originais do edifício, dentre elas o piso de ladrilho hidráulico. O novo espaço passa a integrar um conjunto arquitetônico do qual faz parte um vitral de seis metros de altura que retrata atividades econômicas realizadas no Ceará no início do século 20.

210927_CENTRO-MEMORIA-SEFAZ_TM05271

Exposição

Nesta primeira etapa, o Centro de Memória oferecerá ao público três ambientes, compostos por uma galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas que vão exibir a exposição de longa duração “Notas de Memória”. A curadoria é da Sefaz, Secretaria da Cultura do Ceará e Butuca Produções Culturais.

A mostra vai utilizar recursos de multimídia para possibilitar uma maior interatividade com a história fazendária, que se confunde com a própria história do Ceará. Na exposição, o visitante poderá mergulhar no mundo dos tributos e refletir sobre a finalidade da arrecadação para a sociedade.

Um dos destaques é a sala-cofre, que em sua origem cumpriu a função de guardar os recursos arrecadados no Estado. Com 14 m² de área, o recinto tem paredes com espessura de 60 cm. Nesse ambiente, o visitante será chamado a refletir sobre a desmaterialização do dinheiro e a transformação em políticas públicas. Também poderá conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vítor Grilo.

210927_CENTRO-MEMORIA-SEFAZ_TM05258

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do Centro de Memória da Fazenda será de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h. Nesta fase inicial, em função dos protocolos sanitários contra a Covid-19, a visitação será permitida apenas mediante agendamento online a partir desta terça-feira (28). O limite de visitantes é de dez pessoas por horário.

Postar um comentário

0 Comentários