Tudo pronto para o inicio da Festa de Nossa Senhora da Penha, Padroeira da Diocese e do município do Crato.

 



Foto: Fábio Lemos

Em entrevista a Rádio Educadora do Cariri FM 102,1 o Administrador e cura da Catedral Padre José Vicente falou sobre os preparativos e a programação da tradicional festa de Nossa Senhora da Penha.

A comunidade da paróquia de Nossa Senhora da Penha está envolvida com a festa que terá vários pontos altos.

"Primeiramente temos que falar da bondade de Deus. Porque diante de toda essa realidade, Deus nos proporcionada celebrar a festa da sua mãe, a nossa mãe. "Disse Padre Zé Vicente.

A programação se repete como outros anos, mas  contará com algumas variações. O Padre José Vicente destaca que a festa além de ter um contorno local, ela também se expande por muitos municípios, tendo em vista, ser ela, Nossa Senhora da Penha a Padroeira de toda a Diocese do Crato. Os eventos relacionados as festividades da Padroeira já estão acontecendo desde o inicio do mês com a peregrinação realizada por vários municípios de suas respectivas Foranias. 

No primeiro dia do mês a peregrinação deu inicio na cidade de Ipaumirim reunindo 06 (seis) Paróquias da Forania 4, no dia 07 em Caririaçu com Paróquias da Forania 02 (dois), no Dia 08 (oito) Missão Velha, onde estiveram reunida 07 (sete) Paróquias da Forania 03 e neste dia 14 estará passando por Santana do Cariri que compõem a Forania 5 (cinco), onde o administrador da Diocese espera reunir um bom número de paróquias.

A pré festa já foi iniciada com a recitação do terço todos os dias as 18:00 horas logo após a santa missa com as comunidades da paróquia de Nossa Senhora da Penha.

A abertura oficial da Festa de Nossa Senhora da Penha será realizada com uma grande carreata no dia 21 de agostos, acompanhada pelo Trio Elétrico da Zenir Móveis. Já no dia seguinte, dia 22 de agosto, todos os horários de missa serão de abertura da festa nos seguintes horários:

06:30 hs.

09:00 hs.

17:00 hs.

19:00 hs.

A missa principal de abertura, segundo o sacerdote será ás das 09:00 horas.

Do dia 23 até o dia 31 de agosto acontecerá o novenário que neste ano será celebrado em dois horários distintos, tendo com uma medida preventiva de combate ao Covid-19. A primeiro horário da novena  será as 10:30 hs seguida da santa missa com a participação dos Padres da Forania do Crato e as 18:30 hs a novena seguida da santa missa com a participação dos Padres vindos de toda a Diocese.

Padre Zé Vicente também falou sobre o dia 01 (primeiro de setembro- dia da Padroeira),as missas serão celebradas em 04 (quatro) horários diferentes da celebração da santa missa:

05:00 hs

07:00 hs

09:00 hs

16:00 hs

Com relação a Procissão, infelizmente não acontecerá mais uma vez neste ano, justamente devido a atual situação pandêmica em que passamos e em obediência ao decreto estadual. Porém a procissão será substituída por uma carreata e moto carreata.

Haverá também parte social da festa que terá sorteios, onde os adquirentes das cartelas irão concorrer a 05 (cinco) prêmios, além do leilão dia 31 que acontecerá virtualmente e várias lives durante a programação que serão realizada direto da própria Paróquia de Nossa Senhora da Penha.

Uma das grandes preocupações da organização da festa é controle das prevenção de combate ao Covid-19 e para isso Padre José Vicente aconselha aos fieis , principalmente os moradores de localidades longínquas que acompanhem a programação da festa da padroeira de suas próprias residências através das redes sociais, pois toda a programação será transmitida pela TV Catedral, página do Facebook da Paróquia Nossa Senhora da Penha e pela Rádio Educadora do Cariri FM 102,1. Os que vão assistir presencialmente podem-se se dividirem nós horários matutino e noturno, no intuito de não ultrapassar o limite presencial estabelecido pelo decreto. O padre também ressalta as recomendações de praxe que é o uso da máscara, álcool em gel  e do distanciamento social para que todos possam ter o mínimo de segurança necessário com relação a proliferação do Corona vírus.

Click no link e baixe a programação:

Continuação da programação:

fote:Blog do fabio Lemos.

Postar um comentário

0 Comentários