Lançamento da Fauna de Invertebrados do Ceará.




foto:ceará,o primeiro estado do país a ter um inventário da fauna.


O Inventário da Fauna de Invertebrados do Ceará será lançado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) dia 10 de agosto, às 14h, pelo YouTube do órgão. "Trata-se de um levantamento das diversas espécies de animais que estão tanto em ambiente continental como marinho. De modo geral, os invertebrados são animais que não possuem crânio e nem coluna vertebral. No Ceará, temos 2.308 espécies de invertebrados", adianta o titular da SEMA, Artur Bruno. Estes animais encontram-se em distintos ambientes como sertão, manguezais, chapadas, serras, rios, lagoas, e ambiente marinho raso e profundo.

Marcelo Soares, cientista-chefe do Meio Ambiente, informa que o Inventário possui 19 grupos distintos, incluindo abelhas, ácaros, aranhas, escorpiões, corais, águas-vivas, hidras, caranguejos, lagostas, estrelas-do-mar, formigas, polvos, lulas, bivalves, esponjas, cupins, vespas, dentre outros.  O trabalho foi feito por mais de 68 especialistas de 21 universidades e institutos e compila informações de séculos de pesquisas. 

Este é o capítulo final de uma trilogia que visava mapear a vida no território cearense. Em fevereiro de 2021, foi lançado o Inventário de Fauna de Vertebrados, com 1.275 espécies. Em maio, o Inventário de Flora, com 2.465 espécies. Agora, com este último levantamento, completou-se o mapeamento da biodiversidade que existe no território cearense, que tem, no mínimo, 6.048 espécies.  


 










Postar um comentário

0 Comentários