Instituto Luiz Girão fomenta cultivo de palma forrageira para produtores de leite no Ceará.

 


 Instituto Luiz Girão, braço social de Betânia Lácteos, investe no fomento ao cultivo de palma forrageira no Ceará entre pequenos e médios produtores como alternativa que assegura maior sustentabilidade no Sertão.  

 

Apesar dos grandes benefícios, como a adaptação aos períodos de seca e fornecimento de água e energia para o rebanho, a palma ainda não é uma forragem difundida no Estado, em parte pelos altos custos do investimento inicial necessário para iniciar o cultivo em pequenas fazendas, com orçamento estimado de R$ 25 a 35 mil por hectare. 

 

Nesse sentido, o Instituto dá continuidade a iniciativas iniciadas pela Betânia Lácteos desde 2016, quando o projeto piloto Módulos de Palma contemplou 16 produtores com raquetes para cultivo da palma. No ano seguinte, o programa Federal Mais Leite Saudável atendeu outros 17 produtores parceiros da marca.  

 

Já com o Instituto, em 2020, um terceiro grupo de 15 produtores foi beneficiado, totalizando 48 produtores e 6 mil m² de área nos últimos cinco anos, com cerca de 1000 ou 2000 m² por módulo.  Após receber o investimento inicial, cada fazenda se torna capaz de cultivar, replicar mudas e replicar as áreas de produção no prazo de apenas um ano.  

 

Em julho, a organização assinou um acordo com o Programa Hora de Plantar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, para plantio de 100 Kits de 5.000 raquetes de palma forrageira (500 mil raquetes) em 100 pequenas e médias fazendas familiares de leite até o começo de 2022. 

 

“A palma forrageira torna possível reduzir custos, aumentar a sustentabilidade e diminuir os desafios do período de seca”, explica David Girão, presidente do Instituto Luiz Girão. “Com a fé que temos no trabalho das famílias produtoras, desejamos deixar a semente que será colhida como prosperidade para toda nossa região, assegurando o futuro dessa nobre função”.  

 

As iniciativas com a palma forrageira constroem sólida frente na promoção aumento da área cultivada e oferta de forragem estratégica, ações que garantem maior produtividade, qualidade e renda a longo prazo com essa fonte de energia barata que substitui parte do milho usado como forragem.  

 

Sobre o Instituto Luiz Girão  

O Instituto Luiz Girão é uma iniciativa da Betânia Lácteos que nasceu para dar vida ao propósito da empresa de promover e desenvolver a pecuária de leite no semiárido nordestino de forma sustentável, valorizando e proporcionando perspectivas melhores aos produtores de leite. Presidido por David Girão, o Instituto atua diretamente em ações como: a melhora da qualidade do leite, o incentivo ao uso de tecnologia no campo, o planejamento forrageiro e reserva alimentar, microcrédito, assistência técnica e de gestão da fazenda, garantia de compra de toda a produção e a escola do Leite para formação de mão de obra qualificada.  A escolha do nome do Instituto é uma homenagem a Luiz Girão, o fundador da história do lacticínio. A concepção do Instituto foi inspirada no sistema de ODS da ONU, uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, sobre o Desenvolvimento Sustentável nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, etc.  

 

Sobre a Betânia Lácteos   

Fundada em 1971 na cidade de Quixeramobim, Ceará, a Betânia Lácteos conta com seis fábricas localizadas no Ceará, Pernambuco, Bahia e Sergipe, além de doze centros de distribuição. Maior indústria de lácteos do Nordeste e líder em leite UHT na região, com 41% de share e líder em iogurtes, movimenta uma cadeia produtiva 100% de origem local. São mais de 3.500 famílias produtoras de leite, em cerca de 194 cidades do sertão nordestino. Atualmente, a Betânia Lácteos possui mais de 2 mil colaboradores e está presente em 57 mil pontos de venda. Possui uma linha de produtos com mais de 120 itens, como leites pasteurizados, leites longa vida, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, leite em pó, creme de leite e leite condensado. A companhia é totalmente comprometida com o propósito de valorizar a família nordestina, alimentando o corpo e inspirando o coração.  

Postar um comentário

0 Comentários