Cadeia produtiva do Artesanato da Palha da Carnaúba em Pacujá.

 



O Município de Pacujá, Zona Norte do Ceará, com 64 anos de emancipação política vive no momento, um verdadeiro rebuliço no "setor do artesanato da palha da carnaúba", o setor produtivo encontrou sua estrada para o sucesso.

A força do artesanato da palha da carnaúba e do couro foi visto pelo jovem ambientalista ELENILSON GOUVEIA CARVALHO (Léo carvalho), como a mais importante alternativa "econômica" para o Município de Pacujá, capaz de gerar renda e ocupação, tornando-se uma das principais atividades capaz de mover a economia do município além de "impactar positivamente no seio da sociedade local". Esse feito deve-se sobretudo, ao trabalho do jovem ambientalista para o Mapeamento e Diagnóstico Turístico e Cultural do Município, aqui a força da juventude, comprova que o Brasil é dinâmico.
A Paróquia de São João Batista e a Pastoral da Criança do Município de Pacujá, estavam debruçados com um projeto mais abrangente para atender as famílias assistidas pela Pastoral, foi aí que entrou a experiência e a visão de futuro do também ambientalista Jorge de Moura, com larga experiência no setor do Turismo, soube UNIR FORÇAS indo em busca dos Órgãos afins para direcionar a referida cadeia produtiva, a CEART - CENTRAL DE ARTESANATO DO CEARÁ foi provocada e de imediato apoiou a causa, o 1º MOMENTO: sensibilização e cadastramento das artesãs, realização de capacitação online e expedição da CARTEIRA DO ARTESÃO, que funcionou como uma espécie de "transfusão de sangue novo, o setor se viu pela primeira vez prestigiado por um Órgão do Governo do Estado"; o 2º MOMENTO, será a realização do CURSO com a designer de moda CAROL RODRIGUES, quando será produzido uma COLEÇÃO com 5 peças da ARTE PACUJÁ, com a chancela da CEART, a partir de então,  os produtos terão o seu "status quo", MADE IN BRAZIL, com qualidade até para exportação, que irá impulsionar o mundo da moda no País.
O jovem ambientalista Léo Carvalho continua: "gestões já foram feitas junto ao SEBRAE/CE" e o resultado prático será a realização de uma reunião entre o Órgão e o Grupo de Artesãs da ARTE PACUJÁ, próximo dia 25, no Salão Paroquial, às 14h, quando conhecerão os benefícios do EMPREENDEDORISMO a partir de então, passarão também, a contar com a consultoria do Órgão. O apoio do Diretor do SEBRAE/CE, Dr. Alci Porto Gurgel, será decisivo para o êxito desses empreendimentos que mudarão radicalmente o perfil social, econômico e cultural do município. O Município de Pacujá, entendendo a importância desse setor, está apoiando a causa através da Secretaria da Cultura e do Turismo.
Resta-me, na oportunidade, congratular-me com as artesãs e artesãos por esse feliz momento, a CEART, SEBRAE/CE e SETUR, serão o trio que mudarão radicalmente o perfil sócio, econômico cultural do Município de Pacujá e ao mesmo tempo, parabenizar o jovem Prefeito Raimundo Filho, por este momento de luz vivido pelo município que ora governa. É um privilégio poder, de forma direta, contribuir com o desenvolvimento desta terra e privilégio maior, é ter o ambientalista Jorge de Moura nos auxiliando nesta tarefa, me orientando, incentivando além do mais, mostrando-me as ferramentas para a CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DO FUTURO a qual tenho a honra de estar ajudando construir. Na próxima semana, "teremos boas novas para Pacujá". Obrigado meu e nosso Deus, pela força e por este momento de luz! Finaliza, emocionado Léo Carvalho, entusiasmado com o sucesso do Artesanato de Pacujá, que repercute positivamente em todo País, graças ao apoio espontâneo da grande mídia.

Postar um comentário

0 Comentários