Sema lança cartilha que leva pesquisa científica ao alcance das crianças.

 




A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) lançou, na tarde desta terça-feira (27), a Cartilha Turma da Risca. “Será um importante instrumento de Educação Ambiental e a partir deste material, poderemos pensar em outras cartilhas para as demais unidades de conservação (UC)”, disse, o titular da SEMA, Artur Bruno.“Reúne atividades educativas que explicam para crianças, em fase escolar, sobre a importância da preservação dos ambientes marinhos”, explicou. A cartilha foi organizada a partir de informações oriundas do Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio (Pemprim).

A gestora do PEMPRIM, Izaura Lila, foi a moderadora do lançamento virtual que contou com a participação dos autores, a bióloga, pesquisadora do Instituto de Ciências Marinhas (Labomar/UFC), Tatiane Martins Garcia; o professor de Ciências, Giordano Vasconcelos Capibaribe e Marcelo Soares, Coordenador do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente. A pesquisadora contou que “pensou a ferramenta” quando trabalhava na confecção do plano de manejo do parque marinho. O documento foi elaborado pelo LABOMAR / UFC, sob a coordenação de Soares.

Segundo Tatiane, o objetivo foi atingir o público infantil e não por acaso, o trabalho contou com a “fundamental” participação de suas duas filhas. “Eu contava para elas, as aventuras vividas no Parque Marinho”, continua. “Os nomes dos sete personagens do livro é uma homenagem às nossas crianças e aos filhos dos demais integrantes do grupo que trabalhou no plano de manejo”, encerra. Para Giordano, marido de Tatiane e pai de Júlia, o livro é uma forma de “mostrar” o parque. “Só podemos proteger quando damos visibilidade”, explica. “Também é uma forma de colocar  o mundo da pesquisa científica, ao alcance das crianças”, disse.

A Cartilha Turma da Risca está disponível em formato eletrônico, no site da SEMA: www.sema.ce.gov.br

Postar um comentário

0 Comentários