Prefeito Samuel Werton e Secretário Ypisilon Félix alavam turismo de Santana do Cariri.

 






Em conversa exclusiva com o Blog do Amaury Alencar, o Secretário de Cultura e Turismo do Município de Santana do Cariri  Ypsilon Felix explanou as principais atividades da pasta, com destaque para o projeto de fortalecimento do turismo no Vale dos Buritis.

O Vale dos Buritis já possui áreas de proteções privadas e agora contará com uma UC (unidade de conservação), o que está sendo feito em parceria com o Governo do Estado.

Ypsilon Felix ressaltou que o Vale do Buriti possui grande área de mata virgem, com nascentes de águas minerais , trilhas ecológicas com percurso de 5 km no Vale da Chapada do Araripe e pedreiras propicias para pratica esportiva de aventura, se destacando o maior paredão de pedra da Região do Cariri, com cerca   de 96 metros,  muito utilizado para  a pratica do rapel.

O secretário afirmou que algumas empresas de ecoturismo já começaram a trabalhar na área do Vale dos Buritis, mas que a entrada da prefeitura e do governo do estado, o cuidado com a preservação ambiental será fortalecido, realizando intercâmbios com as referidas empresas, acrescentando ainda mais o potencial que Santana do Cariri possui, pois já é reconhecida como Capital Cearense da Paleontologia.

Inicialmente a Secretaria de Cultura e Turismo irá ouvir a comunidade , atendendo as demandas e buscando realizar um trabalho de conscientização de preservação ambiental.

Ypsilon Felix afirmou  que é missão da secretaria e do prefeito Samuel  Werton Garcia preservar as tradições culturais, entre elas a Festa de Nossa Senhora de Santana, padroeira da cidade, festejos que já possui mais de 180 anos de tradição, um exemplo da manutenção da tradição é que a ladainha ainda é cantada em latim. Os festejos alusivos a padroeira da cidade tiveram inicio nesta sexta, dia 16 e seguem até o dia 26 com uma vasta programação, parte on-line, devido a pandemia de Covid-19, com realização de 10 lives culturais com artistas da terra, lives essas realizadas todos os dias logo após  missa e novena da padroeira.

Para o ultimo dia de festa Ypsilon reforçou a informação do prefeito Samuel, que no encerramento da festa haverá a participação de um artista conhecido a nível nacional, deixando o suspense no ar de quem será esse artista.

O secretário lembrou ainda que Santana do Cariri está incluído no projeto Rota Cariri, realizando o intercambio com outros municípios, afim de realizar um roteiro regional incluindo além de Santana do Cariri, cidades com Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, dentre outros. Esse debate acontece em  encontros coordenados pelo governo do estado.

Uma noticia boa repassada por Ypsilon Felix é a reabertura do Museu de Paleontologia no próximo dia 25, de forma controlada, através de agendamento, mas abrindo espaço para o turismo de pesquisa, ponto alto do município.

O prefeito Samuel Werton Garcia (DEM) reforçou a importância do investimento em cultura e turismo, pontos altos  que fazem Santana do Cariri serem reconhecidas até o exterior. 

No quesito do turismo religioso, o prefeito declaro que a fé em Nossa Senhora Santana e na Beata Benigna Cardoso é um patrimônio do município e tem que ser preservado e incentivado.

Postar um comentário

0 Comentários