Pacujá : PROJETO JOVENS AMBIENTALISTAS DE PACUJÁ EM AÇÃO EM PROL DA EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO.

 







 CRIANÇAS e ADOLESCENTES da comunidade do BOM GOSTO num gesto de grandeza, amor e respeito ao BIOMA CAATINGA, transformaram um terreno vazio de VERDE e do NADA, fizeram surgir como num passe de mágica, um POMAR, no pátio interno do posto de saúde da comunidade.

Antecedendo a ação, a diretora da EEI Walfrido Salmito Profª Maria Rilza de Abreu, agradeceu a presença dos pequenos grandes, teceu elogios ao comportamento e compromisso deles com o Meio Ambiente, falou da importância da ação que eles iriam trabalhar em prol do Meio Ambiente, foi uma aula interativa de campo. O jovem ambientalista Elenilson Gouveia Carvalho (Lèo) encorajou ainda mais os atores da importante jornada, afirmando à eles que esse trabalho por eles hoje, amanhã a comunidade irá agradecê-los, nunca é cedo ou tarde para aprender a respeitar a MÃE NATUREZA. Antônio Carlos (Secretaria do Esporte) que vem acompanhando a trajetória luminosa dos estudantes da rede municipal engajados no PROJETO JOVENS AMBIENTALISTAS DE PACUJÁ reiterou às CRIANÇAS e ADOLESCENTES que eles eram gigantes e fariam um papel importantíssimo em prol das atuais e futuras gerações, com a ação que seria trabalhada, eles são AGENTES TRANSFORMADORES, o espaço estava vazio e triste, eles iriam plantar Árvores Frutíferas, transformar o pátio interno do posto de saúde num oásis e assim esses jovens protagonizaram uma ação em prol do nosso Bioma, num final de tarde ameno.
Sob olhar atento do ambientalista Jorge de Moura, a ação da juventude foi aos poucos modificando o espaço, em 20min, nascia mais um POMAR no solo sagrado do Município de Pacujá com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Educação e Gabinete do Prefeito, a comunidade apoiou e aplaudiu o feito.
O ambientalista Jorge de Moura que é o Articulador Municipal do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024, saudou o momento como extraordinário e positivo, esta ação educativa reforçará a visão desses jovens para a importância do equilíbrio ambiental, eles ao conhecerem a importância do Bioma Caatinga, sua FAUNA e sua FLORA passarão a serem ferrenhos defensores. Aqui se trabalha a valorização da CRIANÇA e do ADOLESCENTE de forma lúdica, a consolidação das Políticas Públicas voltadas para esses dois segmentos, vai de encontro com a grande proposta do UNICEF que é simples: "estar perto de quem está ao lado da criança e do adolescente" (Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil). É Pacujá fazendo seu dever de casa em busca de mais uma conquista em prol da cobiçada Certificação Internacional: O SELO UNICEF, que será uma das metas do Prefeito Raimundo Filho, ele priorizou o Selo no Município. Outro importante apoio vem da administração municipal, a 1ª Dama Alana Abreu arregaçou as mangas em prol do Selo UNICEF, ao lado da Articulação Municipal irá trabalhar para fazer a DIFERENÇA a nível local, regional e estadual, timbrou Alana Abreu.
As crianças e adolescentes foram surpreendidos com um KIT (cx de lápis de cores, cx de canetas hidrográficas coloridas, lápis, canetas, borracha, etc., Alana Abreu se preocupou com a educação, o material será importante para a criança e o adolescente na escola.
Dois alunos reafirmaram a sua alegria por participar do momento, JOÃO LUCAS com apenas 7 anos, disse que amar as plantas especialmente retirar os frutos, quando maduros, em breve quer ver sobra, pássaros cantando, goiaba, graviola, sapoti, cajú no espaço plantado.  Seu coleguinha JOÃO ARTUR de 9 anos, mesmo com o braço engessado lá estava para contribuir com o Meio Ambiente, bendita sejam essas crianças e adolescentes de Pacujá, que dão exemplo em prol da sustentabilidade do nosso Planeta, uma lição para aqueles que apenas DESTRÓI a NATUREZA, sem se importar com as atuais e futuras gerações.
"RESPOSTA DE PACUJÁ AO COVID 19, NESTA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DO BOM GOSTO"
Todos os procedimentos recomendados pela OMS, Governo do Ceará e a Medicina foram adotados: "distanciamento social, entrega de máscaras descartáveis e o uso do álcool", foi mais uma rotina trabalhada com cuidado e sucesso, as crianças e os adolescentes sabem da tragédia que é esta pandemia e o que significa Covid 19. E assim, o Município vai com responsabilidade trabalhando em benefício da comunidade e da população, tomando todos os cuidados necessários preconizados pelo Selo UNICEF. 

Postar um comentário

0 Comentários