Páginas

Facebook

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Novo lote com 205 mil de vacinas contra a Covid chega ao Ceará.

 




Os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda doses na vacinação da população

O Ceará recebeu, no início da tarde desta terça-feira (27), o 48° lote de vacinas contra a Covid-19, com 42.200 doses da AstraZeneca e 163.200 da CoronaVac. Mais 194.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz estão previstas para chegar esta noite. Os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira (D1) e segunda doses (D2) na vacinação da população.

Em suas redes sociais, o governador do Ceará informou sobre a chegada do novo lote ao Estado. “Recebemos há pouco 205.400 doses de vacinas contra a Covid. As vacinas já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde. Hoje à noite chegam mais 194.750 doses da AstraZeneca (Fiocruz) e, amanhã pela manhã, chegará o voo com 93.600 doses da Pfizer. Seguimos na luta por mais vacinas para todos os cearenses”, apontou Camilo Santana.

As doses da CoronaVac foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e as da AstraZeneca foram recebidas via consórcio Covax Facility, iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros a fim de ampliar a distribuição de vacinas contra a Covid-19. Até o momento, o Ceará recebeu um total de 6.254.518 doses (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).

Após desembarque no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, o novo lote foi encaminhado para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A distribuição dos imunizantes para D1 será feita de forma proporcional aos municípios cearenses, em até 24 horas, depois da chegada do material à Capital. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Vacinômetro

O Vacinômetro da Sesa registra que, até às 17 horas dessa segunda-feira (26), foram aplicadas 5.359.446 milhões de doses. Com isso, 3.800.607 milhões cearenses receberam a D1 e 1.411.374 milhão, a segunda dose, além dos 147.465 mil que foram imunizados com a dose única da Janssen.

Orientação

Em nota técnica, a Sesa recomenda aos viajantes que desembarcam no Estado oriundos de locais com circulação confirmada de novas variantes do coronavírus (principalmente a variante Delta, inicialmente identificada na Índia, mas já detectada em cidades do Brasil) que cumpram autoquarentena de 14 dias em isolamento.