Missa de acolhida a Dom Gilberto acontece neste domingo (18) em São Luís (MA).

 





NOVO ARCEBISPO DE SÃO LUÍS, DOM GILBERTO PASTANA, TOMA POSSE

A Arquidiocese de São Luís terá um novo arcebispo a partir deste domingo (18). Dom Gilberto Pastana de Oliveira sucede dom José Belisário da Silva, que se aposenta por idade. A Missa de Acolhida será no Parque São João Paulo II (no Aterro do Bacanga), às 18h, apenas para convidados do clero do Maranhão, Ceará e Pará, familiares e alguns as autoridades civis. Por conta da pandemia, os fiéis deverão acompanhar a posse por meio de transmissão ao vivo por rádios, TVs e canais do YouTube. Clique aqui.

Antes da celebração, dom Gilberto sai da casa episcopal e segue até a Catedral da Sé, onde participará do rito de posse, que será transmitido ao vivo pelo YouTube da Catedral. Em seguida, encaminha-se em carro aberto fazendo um percurso pelas ruas do centro histórico até o parque, onde foi montada a estrutura completa para realização da transmissão da celebração para os três estados (MA, PA, CE).

Devido à pandemia e suas medidas de prevenção, a celebração presencial será restrita aos representantes com senha. Assim, o público e fiéis devem acompanhar ao vivo pelos seguintes canais: TV Nazaré / Fundel São Luís (canal aberto 43.1), YouTube da Arquidiocese de São Luís e Rádio Educadora AM 560. Veículos de comunicação do Pará, Ceará e de outras cidades maranhenses também vão retransmitir o sinal da celebração, são eles: YouTube da Diocese de Crato, rádios Rural de Santarém-PA (710 AM); Padre Cícero de Juazeiro do Norte-CE (104,5 FM), Educativa de Coroatá-MA (106,3 FM) e Educadora de Crato-CE (102.1 FM); e a TV Nazaré/ Encontro Santarém-PA (canal 26.1).

Caracterizado por sua habilidade administrativa e doçura no trato com as pessoas, dom Gilberto foi nomeado novo arcebispo de São Luís (MA) no dia 2 de junho, após o Papa Francisco acolher a renúncia, por idade, de dom José Belisário. Dom Pastana, que anteriormente estava à frente da Diocese de Crato (CE), tem familiaridade com o povo e cultura do Maranhão, pois já foi bispo da Diocese de Imperatriz no período de 2005 a 2016.

Dom José Belisário da Silva foi o sétimo arcebispo da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Em sua trajetória, que durou 16 anos, ele deixa para todo povo de Deus uma trilha, por meio de sua vida, para sempre enxergar o invisível. Como ele disse: “Volto para as Minas Gerais, para minha família franciscana, com uma enorme dívida – dívida de amor e gratidão. Essa dívida não me é pesada, pelo contrário, é uma dívida que quero carregar para o resto da minha vida com muito carinho”, finaliza dom José Belisário da Silva, agora, arcebispo emérito de São Luís do Maranhão.

Entre o anúncio e a missa de acolhida neste final de semana, passaram-se mais de 45 dias. O novo arcebispo revela como foi sua preparação. “É o Senhor quem nos envia! Ele, portanto, que vai nos capacitando diante das circunstâncias e necessidades. A preparação é permanente e constante. A Arquidiocese é uma porção do povo de Deus que nos é confiada, então acreditamos que nossa ação é sempre conduzida pela força do Espírito Santo, cabe-nos, portanto, nos abrirmos a ação do Espírito para discernir nos acontecimentos e sinais dos tempos àquilo que é a vontade de Deus. Depois, a Arquidiocese já possui um plano de pastoral, e em princípio, cabe-nos acolher esse plano e caminhar com o povo, com os organismos de participação e irmos ao longo da execução, avaliando e complementando de acordo com a necessidade”, conta dom Gilberto.

Também nesse intervalo de tempo, as pastorais e coordenações arquidiocesanas se uniram para planejar o serviço voluntário que será prestado durante a missa. A Coordenação da Ação Evangelizadora organizou um Tríduo em preparação da acolhida do novo arcebispo, com três encontros de oração, partilha e reflexão. O primeiro para destacar a gratidão pelo pastoreio de dom José Belisário à frente da Arquidiocese por mais de 15 anos; o segundo pela esperança e alegria com a chegada de dom Gilberto Pastana; e o último encontro destacaria a pertença eclesial, a qual todos os fiéis devem ter: gratidão, esperança e pertença. Foi preparado e disponibilizado um e-book do Tríduo, de modo que as paróquias e comunidades tenham autonomia para realizar os encontros online ou presencial (respeitando as medidas de biossegurança).

DOM GILBERTO PASTANA DE OLIVEIRA

Dom Gilberto é paraense da cidade de Boim, nasceu em 29 de julho de 1956. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém (PA). Dom Gilberto Pastana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma.

Foi nomeado bispo de Imperatriz (MA) pelo Papa Bento XVI, em 3 de agosto de 2005, sendo ordenado no dia 28 de outubro daquele ano, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (PA). O lema episcopal escolhido foi “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”. A posse aconteceu no dia 13 de novembro. Em 18 de maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Crato (CE) até sua nomeação como bispo diocesano.

Agora nomeado como arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana expressou que é uma grande alegria e que confiando no Senhor aceitou essa nova missão de pastorear este povo novo e que espera por muitas oportunidades de conhecer a todos e experimentar juntos desta relação fraterna que fazem de todos os discípulos do Senhor e pediu a oração de todos por este novo tempo.

DOM JOSÉ BELISÁRIO DA SILVA

Dom José Belisário da Silva nasceu em Carmópolis (MG), em 4 de agosto de 1945. Religioso franciscano da Ordem dos Frades Menores, desde 1963, emitiu os votos solenes em 2 de fevereiro de 1969, ano em que foi ordenado sacerdote. Ele cursou Filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS), e graduou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (MG). Concluiu Teologia no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais. Sua ordenação presbiteral foi em 13 de dezembro de 1969, em sua terra natal.

O então frei José Belisário foi nomeado bispo de Bacabal (MA), em 1º de dezembro de 1999. Sua ordenação episcopal, em Carmópolis, foi no dia 19 de fevereiro de 2000. A posse ocorreu um mês depois. Em 2005, dom José Belisário foi nomeado arcebispo de São Luís pelo Papa Bento XVI. Tomou posse como metropolita no dia 19 de novembro daquele ano.

Em 2011, foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o período que seguiu até 2015, junto com o cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente, e dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral. Ao findar o período como vice-presidente da CNBB, foi escolhido como delegado da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e, na sequência, eleito segundo vice-presidente do organismo continental.

No Maranhão, dom José Belisário recebeu de parlamentares os títulos de “Cidadão Ludovicense”, em 2015, e de “Cidadão Maranhense”, em 2016. Em 2019 celebrou os seus 50 anos de sacerdócio, e assim recebeu uma homenagem com a criação e lançamento de um selo comemorativo. E há poucos dias, o Governo do Estado admitiu o arcebispo emérito à Ordem dos Timbiras no grau de Grande-Oficial, em reconhecimento a toda contribuição e serviços prestados ao Maranhão. A ordem dos Timbiras consiste na maior homenagem que o Governo presta a um cidadão. A comenda é concedida àqueles que se destacaram pelos relevantes serviços prestados em benefício da população. A entrega do título ocorrerá também no dia 18.

Serviços:

●     O que: Missa de acolhida e posse do novo Arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana de Oliveira

●     Quando: 18 de julho de 2021 | 18h

●     Onde: Parque São João Paulo II – Aterro do Bacanga

●     Transmissões:

▪       TV Nazaré/Fundel São Luís (canal aberto 43.1)

▪       YouTube da Arquidiocese de São Luís

▪       YouTube da Diocese de Crato

▪       Rádio Educadora AM 560 (site ou aplicativo)

▪       Rádio Rural de Santarém-PA (710 AM);

▪       Rádio Padre Cícero de Juazeiro do Norte-CE (104,5 FM)

▪       Rádio Educativa de Coroatá-MA (106,3 FM);

▪       Rádio Educadora de Crato-CE (102.1 FM)

▪       TV Nazaré/Encontro Santarém-PA (canal 26.1)

Contatos:

• Assessoria de imprensa da Arquidiocese de São Luís:

§  Catirina Conteúdo Assessora – Talita Dias (98) 99177-1677 | talita@catirina.com.br

Equipe de Atendimento à Imprensa no domingo (18):

§  Talita Dias | (98) 99177-1677

§  Jaqueline Moucherek | (98) 99170-8698

§  Duda Garcês | (98) 98164-2969

• Porta-vozes da Arquidiocese de São Luís:

§  Coordenador Arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária da Arquidiocese de São Luís – Padre Jadson Borba | (98) 98483-8008.

§  Vice-reitor do Santuário São José de Ribamar – Padre Gutemberg Feitosa | (98) 98899-7369

 

Por: Catirina Conteúdo 

Postar um comentário

0 Comentários