Páginas

Facebook

quinta-feira, 29 de julho de 2021

MAURITI : Prefeitura reforça prevenção às hepatites virais com ações da campanha Julho Amarelo.

 



A Prefeitura de Mauriti realiza, desde ontem (28), uma programação que inclui ações de prevenção, conscientização e testagem contra as hepatites virais. As atividades, que integram a campanha Julho Amarelo, acontecem até o final do mês de julho e estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos postos de saúde do município.
As hepatites virais são doenças que provocam inflamação do fígado. Na maioria das vezes, não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Somente com exames de sangue específicos é possível confirmar a doença. Quando apresentados, os sintomas são: febre, cansaço, fadiga, vômitos, pele e olhos marejados, urina escura e fezes claras.
“Esta é uma campanha que amplia o alcance da informação sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento contra a doença. É uma oportunidade para intensificar as ações realizadas pelas equipes de saúde ao longo de todo o ano e para levar às pessoas as formas e a importância de prevenir contra as hepatites virais”, destaca a secretária de Saúde, Evania Furtado.
A gerente de epidemiologia, Ailla Brandão, destacou a necessidade de testar as pessoas: “A falta de sintomas reforça a necessidade de testagem em massa. Queremos atingir principalmente o público maior de 40 anos, que segue sendo a faixa etária mais atingida pelas hepatites.”