MAURITI FORTALECE AÇÕES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE NAS COMUNIDADES.

 






A Secretaria de Saúde de Mauriti, por meio do Departamento de Atenção Básica, vem promovendo ações de implementação das Políticas de Saúde com o objetivo de fortalecer as ações de atenção primária nas comunidades rurais. Pensando nisso, foi implantado duas Equipes de Atenção Primária, uma nova modalidade, nas localidades da Macambira e o Santo Antônio dos Posseiros. 

A atenção primária é fundamental por ser a entrada e centro de comunicação preferencial da rede de atenção à saúde (RAS), com grande potencial resolutivo, quando inserido num sistema de saúde autorregulado e centrado no usuário.

As ações tiveram início desde o início mês de julho, e a equipe é composta por um médico, um enfermeiro e agente comunitário de saúde. 

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica no município, Samira Coelho, a equipe atende em cada comunidade dois dias por semana, sendo segunda e sexta na Macambira e na quarta feira, no Santo Antônio dos Posseiros. “A iniciativa vem surtindo efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas nos PSFs, ampliação do cadastro familiar, entre outros”, comentou Samira.

Postar um comentário

0 Comentários