Com festa e participação popular é inaugurado Casarão da Memória Bárbara Pereira de Alencar em Campos Sales.

 
















Esta terça-feira foi dia de festa e de uma claro sinal de que a Gestão do Prefeito João Luiz,  através da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer , Elionete Leite  estão empenhados em oferecer um trabalho de resgate histórico e cultural 

A prova disso é que fora inaugurado  O Casarão da Memória Bárbara Pereira de Alencar, que homenageia a heroína nacional , quem tem seus restos mortais sepultada no município de Campos  Sales.

A festa teve inicio as 8 horas prosseguiu pela manhã inteira, acompanhada pela centenária Banda de Musica Lauro Honorato, que executou com maestria o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município.
O equipamento que agora funciona na centenária casa Paroquial Nossa Senhora da Penha, onde funcionava a Secretaria de Assuntos para Juventude, Cultura, Lazer e Turismo, vai se dedicar a contar a história da revolucionária pernambucana e  do município cearense, o ato solene foi prestigiado por autoridades municipais, historiadores, professores, entidades de classes e demais segmentos da população.

A inauguração fez parte dos festejos da semana do município e tem  o objetivo de  preservar e incentivar o conhecimento sobre a  memória da própria heroína, o espaço também terá, ao todo, 15 salas, divididas em temas como a história da paróquia, política, artesanato, cultura popular, objetos raros, acervo de fotografias antigas da cidade.

Em conversa exclusiva com o Blog do Amaury Alencar, O  prefeito João Luiz afirmou que é motivo de satisfação inaugurar o espaço e que se viu surpreso com o acervo de Barbara de Alencar e de outros personagens do Município de Campos Sales, ressaltando o trabalho da secretária Elionete Leite.

João Luiz se disse ainda mais feliz com os relatos de familiares das pessoas homenageadas, bem como a participação  popular que está doando materiais históricos para a parte do museu.
O prefeito falou  sobre a inclusão nas disciplinas escolares, a historia da heroína do Brasil, Barbara de Alencar.
ele, mencionou que pretende utilizar um prédio que está no Distrito de Taguá para fazer um local de visitação a historia de Barbara de Alencar, pois no Distrito está sepultado os restos mortais da heroína.

A Secretária  de Cultura Elionete Leite afirmou que pretende fazer um seminário para discutir o trabalho e a historia de Barbara de Alencar, bem como trazer os demais municípios do Cariri e de e  estados do nordeste, para se discutir essa tese e com isso fomentar o desenvolvimento de Campos Sales, e o seu potencial que é rico em expressões artísticas, poéticas além de termos brilhantes historiados que se não se cansam de pesquisar a vida e o legado deixado por Barbara de Alencar.

A historiadora e professora Ieda Maiara de Santana esteve presente na inauguração e considerou importante a propagação do nome de Barbara de Alencar além fronteiras. Segundo a historiadora Campos Sales ganha muito com cultura, educação e a parte social do município  não apenas por Barbara de Alencar, mas da historia da cidade como um todo.

A inauguração faz parte das programações dos 122 anos de Campos Sales. 

Postar um comentário

0 Comentários