Cariri Oeste : Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens reabre suas portas neste dia 26, aos 33 anos, seguindo os protocolos sanitários, em Santana do Cariri.

 




O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Santana do Cariri, será reaberto a partir desta segunda-feira, 26, em solenidade realizada com o Reitor da Instituição, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, e a direção do equipamento, que se encontra fechado desde março do ano passado, quando teve início o período de pandemia do Novo Coronavírus. Nesta segunda, o Museu completa 33 anos e terá uma programação de comemoração do aniversário.

A reabertura do Museu obedecerá aos protocolos sanitários estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no sentido de estabelecer mais segurança para os visitantes, guias e funcionários. Segundo o diretor do Museu, Professor Alysson Pinheiro, nos próximos dias haverá uma programação comemorativa, coincidindo com esse momento da reabertura de um dos espaços museológicos mais visitados da região.

Haverá desde lançamento de livro, atividades externas com aulas e palestras, além da participação do diretor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o cientista Alexander Kellner. O museu reabrirá com nova exposição e forma de contar a história da paleontologia na Bacia do Araripe e um espaço dedicado à acessibilidade, com uma sala específica, para proporcionar mais lazer e conhecimento a esse tipo de público.

Mesmo com um público reduzido, e com a perspectiva de trabalhar com agendamentos, as atividades científicas serão retomadas. A visita de pesquisadores segue permitida, também mediante agendamento, com uso do alojamento com menor número de pessoas e oficinas. Para as visitações, será obrigatório o uso de máscara em todo o percurso e utilização de álcool em gel na entrada e saída. Dentro dele, será mantida a distância mínima de dois metros e o trajeto será sempre acompanhado por um guia.

Também é proibido tocar nas peças em exposição. A entrada nos espaços estará restrita. O Museu de Paleontologia ainda não reabriu porque promete trazer novidades na sua exposição. Há expectativa de grande procura para os agendamentos nos próximos meses.

O Museu é um dos mais importantes equipamentos que abriga mais de 7 mil peças do período cretáceo, inclusive com holótipos. Também é espaço de salvaguarda de peças fossilizadas da região e tem desenvolvido frequentemente campanhas para a preservação e também abrigar fósseis da Bacia do Araripe.

Fundado pelo ex-prefeito de Santana do Cariri, Professor Plácido Cidade Nuvens, ex-Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), quando gestor da cidade ele decidiu repassar à Universidade a autonomia de administrar o espaço, que se tornou um equipamento impulsionador do turismo científico na região do Cariri. Após o falecimento de Professor Plácido, o museu recebeu o seu nome.

Postar um comentário

0 Comentários