ANDERSON PALÁCIO (ASSESSOR ESPECIAL DO GOVERNO PARA A CASA CIVIL), PEDE URGÊNCIA PARA A REGULARIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE PACUJÁ-ASPAC E ANTEVÊ A VITÓRIA DO SETOR COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

 







  



A solenidade de entrega da CARTEIRA DO ARTESÃO pela CENTRAL DE ARTESANATO DO CEARÁ-CEART na cidade de Pacujá, Zona Norte do Estado, é considerado histórico, pela 1ª vez o setor do ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA e do COURO é visto como atividade econômica capaz de transformar o município numa potência econômica, proporcionando bem estar às famílias envolvidas nessa atividade, lúdica por sinal.

A Paróquia de São João Batista com sua visão futurista tem grande preocupação com a problemática social, que decorre da falta de ocupação e renda, deixando famílias às margens do progresso material, muitas vezes deixando-as entregue à própria sorte. Foi aí que entrou a PASTORAL DA CRIANÇA no município que realiza relevantes serviços em prol do bem estar social de 380 famílias totalizando 637 pessoas com parcos recursos financeiros, o Pe. JOÃO JESUÍNO MARQUES entregou essa missão à coordenadora municipal da Pastoral da Criança MARIA CÉLIA DE OLIVEIRA, a tarefa para organizar o "grupo de mães artesãs da Pastoral". O Pároco de Pacujá, Pe. João Jesuíno Marques, foi em busca do apoio do Articulador Municipal do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024 ambientalista Jorge de Moura (larga experiência social), se prontificou ajudá-los nessa missão por entender, que a verdadeira Política Pública Social, está exatamente numa atividade que ocupe e gere renda, com isso haverá dignidade social. Jorge de Moura deslocou o jovem ambientalista ELENILSON GOUVEIA CARVALHO (Léo Carvalho), que vem realizando excelente trabalho frente ao INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA DE PACUJÁ, para ajudar a Pastoral, o apoio de ANDERSON PALÁCIO foi decisivo, recorreram a CEART que se prontificou em ajudá los, arregaçou as mangas e caiu em campo, não deu outra, a ação culminou em êxito, último dia 15, os artesãos receberam da CEART a tão cobiçada CARTEIRA DO ARTESÃO que lhes garantem ISENÇÃO de IMPOSTOS em todo Território Nacional além de outras vantagens doravante, os dois grupos terão assessoramento direto da Central de Artesanato do Ceará-CEART, Órgão do Governo do Estado que trabalha a consolidação do artesanato cearense, esse é o CORAÇÃO DO CEARÁ.
Os próximos desafios a serem vencidos segundo Léo Carvalho e Anderson Palácio serão: a) - Fundação da Associação dos Artesãos de Pacujá-ASPAC, b) - Eleição e posse da 1ª Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo e c) - Fechar parcerias com Órgãos Governamentais e Instituições em prol do desenvolvimento do setor, outra meta será a CONSTRUÇÃO DA UNIDADE PRODUTIVA DO ARTESANATO DA PALHA E DO COURO, que irá garantir a consolidação do grupo além de impulsionar o progresso ambiental, mateiral, social e cultural a nível local e regional. Parcerias serão celebradas e intercâmbios serão intensificados e o SETOR DO TURISMO DE PACUJÁ terá um forte aliado em prol do desenvolvimento sustentável.
A equipe técnica da CEART tendo à frente a Dra. TICIANE GOMES, se disse surpreendida com Pacujá que respira  artesanato da palha da carnaúba, faltando apenas o setor se organizar o que já está acontecendo, caberá a nós como CEART, apoiar os artesãos dessa terra, nosso apoio vai além com a requalificação, tipificação do artesanato local e capacitação. Vimos a boa vontade da Prefeitura local que será uma parceira importante nessa missão, o município será o grande vitoriosa com a CADEIA PRODUTIVA DA PALHA DA CARNAÚBA E DO COURO, vi o potencial e a agilidade desses profissionais que irão engrandecer nosso Estado, Pacujá tenha a certeza de que, em breve será um destino turístico, todos ganharão.

O Prefeito Raimundo Filho é brindado com essa ação que fortalecerá o município, seu apoio será saudável além de fortalecer sua intenção para colocar Pacujá na Rota do Mapa Turístico de Uma Região Turística do Brasil, ele compareceu com seu secretariado ao evento na Igreja Matriz de Pacujá, ex prefeito Alex Melo e sua esposa Milena Melo, Vereador MACIEL BEZERRA LIMA do Município de SANTANA DO CARIRI, veio de surpresa especialmente para prestigiar esse evento, Vereador Brito Júnior (Pacujá), Professores, líderes comunitários e artesãos. O Assessor Especial do Governador junto à Casa Civil ANDERSON PALÁCIO ficou surpreendido com o nível dos trabalhos de palha de Pacujá, foi graças ao seu apoio que o setor teve maior visibilidade. Anderson Palácio avalia a ação como o início de uma grande jornada vitoriosa, o Município de Pacujá estreou muito bem, caberá a nós como Governo, ajudar esse setor, ao fazer isso, estaremos contribuindo de forma decisiva e direta como o bem estar social coletivo, uma das grande metas do Governador CAMILO SANTANA, o seu apoio a Pacujá será redobrado, o município comprova sua capacidade com o capital humano existente, antevejo as mudanças positivas sociais que irão impactar diretamente no município. Quem sairá fortalecida com esta ação será a Secretaria de Cultura e Turismo do Município, que contará com uma atividade produtiva que tem tudo haver com o setor e daqui para a frente é fazer a bola rolar, O ARTESANATO SERÁ A BOLA DA VEZ DE PACUJÁ, sentencia Anderson Palácio. 

Postar um comentário

0 Comentários