Páginas

Facebook

quinta-feira, 29 de julho de 2021

69 mil eleitores elegerão 3 prefeitos cearenses no domingo (01/8). A Justiça gastará R$ 150 mil com as três eleições.

 



Imagem: Ascom/TRE-CE.



No próximo domingo (01/8) eleitoras e eleitores dos municípios de Martinópole (25° Zona Eleitoral – sede em Granja/CE), Missão Velha (16ª Zona Eleitoral) e Pedra Branca (59ª Zona Eleitoral) irão às urnas para escolher os(as) novos(as) prefeitos(as) e vices. O horário de votação será o mesmo das eleições de 2020, das 7h às 17h. Todos os eleitores dos três municípios já estão cadastrados biometricamente, mas a votação será pelo sistema tradicional.

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) trabalha para que as eleições suplementares nesses municípios ocorram de forma organizada e segura para todas e todos. Os protocolos sanitários definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com médicos e especialistas, serão seguidos no dia da votação.

As equipes dos cartórios das Zonas Eleitorais (ZEs) dos três municípios (16° ZE, 25ª ZE e 59ª ZE), com o apoio de unidades do TRE, conduzem de forma responsável o pleito, primando pela lisura e transparência do processo eleitoral e desenvolvendo estratégias para o enfrentamento de informações falsas.

Nesse contexto, a Justiça Eleitoral do Ceará contribui para que 69.012 eleitoras e eleitores possam votar nas urnas eletrônicas das 254 seções eleitorais, distribuídas nos 116 locais de votação dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca.

Ao todo, nos três municípios, mais de 2.000 pessoas estão envolvidas em todo processo eleitoral: são mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, magistradas, magistrados, promotoras e promotores eleitorais, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores das Zonas, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-CE, e policiais.

O orçamento geral para as eleições suplementares de 2021 dos três municípios é cerca de 150 mil reais, gastos, principalmente, entre o projeto convocados (mesárias, mesários, distribuição de urnas e veículos).

O eleitorado apto a votar, nas eleições suplementares dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca são os(as) que solicitaram alistamento, transferência e revisão até o dia 3 de março de 2021 (151 antes das eleições), conforme disposto nas Resoluções TRE nº 810/2021, nº 817/2021 e nº 819/2021.

• Martinópole – 9.347 eleitores(as), que votarão em 33 seções, distribuídas em 9 locais;
• Missão Velha – 27.602 eleitores(as), que votarão em 92 seções, distribuídas em 36 locais; e
• Pedra Branca – 32.063 eleitores(as), que votarão em 129 seções, distribuídas em 71 locais.

Visita do Presidente
O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, acompanhará os trabalhos das eleições suplementares, no dia do pleito, em Missão Velha. Nos municípios de Martinópole e de Pedra Branca, contribuirão com o pleito, respectivamente, o desembargador Emanuel Leite Albuquerque e o juiz do Pleno, Eduardo Scorsafava.

Zonas Eleitorais

Em Martinópole, a eleição será conduzida pelo juiz eleitoral Hugo Gutparakis de Miranda, com o apoio do promotor eleitoral Victor Borges Pinho, da chefe de cartório da 25° ZE, Rejani Alves de Carvalho Sousa, e da equipe de colaboradores(as) da Zona.

O juiz eleitoral Djalma Sobreira Dantas Júnior está à frente dos trabalhos eleitorais da 16° ZE, em Missão Velha, e conta com a contribuição do promotor eleitoral André Luiz Simões Jácome, do chefe de cartório José Wellington Nogueira e dos(as) colaboradores(as) do cartório.

A eleição em Pedra Branca será liderada pelo juiz eleitoral Adriano Ribeiro Furtado, com a parceria da promotora eleitoral Karina Mota Correia, da chefe de cartório Iara Gabriela Macedo Benitez e da equipe de colaboradores(as) da 59° ZE.

Fonte: site do TRE-CE.