Onélia Santana visita 20° Núcleo de Estimulação Precoce implantado pelo Governo do Ceará.

 




onelia-1

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, visitou nesta sexta-feira (25) o 20° Núcleo de Estimulação Precoce (NEP) implantado pelo Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará. O serviço funciona de segunda a sexta-feira na Policlínica Aderson Tavares Bezerra, no Crato, desde o último dia 14 e atende 43 crianças com atraso no desenvolvimento de 0 a 6 anos.

Onélia conheceu a estrutura do novo NEP acompanhada do prefeito do Crato, José Ailton; da diretora da Policlínica, Luciana Sobreira; da superintendente da Região de Saúde do Cariri, Tereza Cristina; e da secretária municipal de Saúde do Crato, Marina Solano Feitosa. “Nós temos esse Núcleo de Estimulação Precoce no Crato, mas no estado do Ceará são 20 núcleos. Espaços com equipe multiprofissional para acolher as crianças e as famílias que precisam de acompanhamento e assistência. Uma parceria do Governo do Ceará e prefeituras. Hoje estou visitando o NEP do Crato e estou feliz e encantada com a organização e a forma de acolher tão bem as pessoas”, ressaltou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

onelia1

Crianças com síndrome de down, paralisia cerebral, transtorno do espectro autista (TEA) entre outros atrasos no desenvolvimento recebem acompanhamento multiprofissional de assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, neuropediatra, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Além das crianças de 0 a 6 anos atendidas pelo NEP, os profissionais também acompanham as crianças de 6 a 10 anos em atendimentos individuais. “O atendimento faz com que a criança se desenvolva. Ela tem todos os estímulos para que consiga se adaptar ao ambiente e, principalmente, a sociabilidade”, destacou o prefeito.

onelia2

Para ser atendida pelo NEP é necessário a criança ser encaminhada pela atenção básica e passar por avaliação de um neuropediatra e de acompanhamento interdisciplinar. As crianças são de sete municípios do Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Crato – CPSMC, que compreende Altaneira, Assaré, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri e Tarrafas. Nos Núcleos de Estimulação Precoce da Região de Saúde do Cariri implantados nas policlínicas de Barbalha, Brejo Santo, Crato, Campos Sales, Icó, Iguatu são atendidas 147 crianças e realizados 5.405 atendimentos.

onelia3

A dona de casa Maria Evaldênia Queiroz, mãe de Davi Queiroz, de 4 anos, explica que depois do nascimento do filho, com paralisia cerebral, a vida dela é cuidar do pequeno. Ela ressaltou que ter o atendimento do filho pelos profissionais na sua cidade facilita bastante. “Sou muito grata por ter esse atendimento aqui na cidade. Não tinha esse atendimento de qualidade e hoje a gente tem. Os profissionais são maravilhosos. O atendimento é ótimo, da entrada até chegar aqui dentro. Ele tem mostrado muitos avanços. Uma criança com paralisia cerebral precisa desse acompanhamento para ajudar a ter uma qualidade de vida melhor e aqui a gente encontrou isso”, disse a moradora da cidade do Crato.

Postar um comentário

0 Comentários