Mesmo com proibição, fiscalização flagra fogueiras acesas em Juazeiro do Norte.

 




dp
Foto: Reprodução/TV Verdes Mares


Mesmo com a proibição que impede que fogueiras sejam acesas durante o período junino, uma fiscalização realizada na cidade de Juazeiro do Norte, na noite desta quarta-feira (23/06), flagrou, pelo menos, três fogueiras acessas no Bairro São José.

"Todas as denúncias recebidas na cidade foram apuradas, e no Bairro São José flagramos de três a cinco fogueiras acesas, o que descumpre a proibição prevista no decreto. Conversamos com as pessoas e o fogo foi apagado pelos próprios populares. Até o momento não houve condução a delegacia", afirma o superintendente geral da Autarquia Municipal de Juazeiro do Norte (Amaju), Eraldo Oliveira.

O trabalho de fiscalização envolve Guarda Civil Metropolitana, Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro, Polícia Militar e demais órgãos competentes.

Conforme Eraldo, apesar dos flagrantes, o número de fogueiras na cidade é bem inferior em comparação ao ano passado. "Até às 21h45 desta quarta-feira posso dizer que 95% da cidade está sem fogueira. A população está consciente e colaborando com a gente", disse o superintendente.

Proibição
A medida, que também vale para o município de Barbalha, proíbe comercializar, fazer ou acender fogueiras em locais públicos e privados. A Procuradoria Geral de Juazeiro do Norte emitiu decreto com a proibição, publicado em Diário Oficial na terça-feira (22) e permanecerá em vigor durante todo o período do decreto que trata de medidas sanitárias e preventivas contra a Covid-19.

O decreto destaca o risco de agravo das infecções em pessoas acometidas pela doença, por conta da fumaça gerada pelas fogueiras. Na mesma publicação, a Procuradoria Municipal alerta para a manutenção de medidas sanitárias, de distanciamento, uso de máscaras e de álcool gel, bem como proibição de aglomerações de qualquer natureza.

Feira de fogos no formato drive-thru
Começou nesta terça-feira, a tradicional feira de fogos de artifício para o período junino. As atividades são realizadas em formato drive-thru, evitando, assim, que aglomerações se formem. A feira acontece no Parque Ecológico das Timbaúbas, de 10h às 17h30.

A decisão foi tomada em conjunto entre Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Ministério Público do Ceará (MPCE) e representantes da associação dos feirantes. O objetivo é garantir a segurança sanitária dos consumidores e comerciantes.

Fonte: G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários