Deputado quer instituir o Dia Estadual do Lojista no Ceará.

 



dep.-sergio-aguiar-pdt-570x380

Sérgio Aguiar é o autor da proposição. Foto: ALECE.












Em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará, o Projeto de Lei (PL) 275/2021 quer instituir o Dia Estadual do Lojista no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A matéria é assinada pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT).

De acordo com o texto, a data para comemoração será 23 de maio, em homenagem ao dia de fundação do Sindicato do Comércio Varejista e Lojistas de Fortaleza (Sindilojas), ocorrido em 23 de maio de 1933.

“A função principal do Sindilojas sempre foi a de servir como representante legal da categoria patronal do comércio lojista, junto a órgãos públicos. Sendo assim, a entidade sempre buscou empenho no sentido de garantir os direitos da categoria, em questões envolvendo dissídios coletivos e facultando ampla liberdade de trabalho”, explica Aguiar.

História

Na proposição, o deputado traz uma breve explicação sobre o Sindicato. No ano de 1923, Inácio Gomes Parente cria a associação Profissional dos Lojistas do Comércio de Fortaleza, com 11 associados, sendo este o primeiro passo para a constituição do Sindilojas. No dia 23 de maio de 1933, os membros organizados recebem a confirmação da instituição oficial do Sindicato dos Lojistas.

Já em 1944, o Sindicato foi reconhecido pelo Ministério do Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio como Sindicato dos Lojistas do Comércio de Fortaleza.

                                  Jornalista Edison Silva 

Postar um comentário

0 Comentários