Após duas semanas, comércio na Colina do Horto é reaberto em Juazeiro do Norte.

 




O comércio na Colina do Horto, onde está a Estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, foi reaberto, nesta segunda-feira (21/06). Após duas semanas de lockdown, o funcionamento das lojas e outros estabelecimentos comerciais, voltaram a ser permitidas. Na Colina do Horto, as atividades recomeçam de 10 às 16h durante a semana e de 10 às 15h no fim de semana.


Na Colina no Horto, a movimentação nesta segunda-feira, pela manhã, ainda foi pequena. De acordo com a administração da Colina do Horto, mesmo com pouco fluxo de pessoas, a reabertura segue todas as medidas sanitárias exigidas pelo Estado e município. Com a adaptação de álcool em gel e pias para lavar as mãos na entrada da colina e no acesso à igreja.


Celebrações religiosas

Além do acesso ao Horto, os fiéis podem participar de celebrações religiosas. Na Igreja de Bom Jesus do Horto, as missas acontecem às 8h no sábado e em quatro horários no domingo. Às 7h30, 9h, 10h30 e 16h. Porém, a ocupação é limitada para 25% da capacidade, por ordem de chegada e observando medidas de segurança, como o distanciamento entre cada participante, a disposição de álcool em gel e o uso obrigatório de máscara.


Apesar do comércio liberado, ainda estão impedidas de visitação ao Museu Padre Cícero como também a estátua do Padre Cícero.


Suspensão das medidas rígidas de isolamento

Juazeiro do Norte suspendeu as medidas mais rígidas de restrição no último sábado (19), após duas semanas de lockdown. A prefeitura afirmou que a cidade estabilizou o número de novos casos da Covid-19, que estavam em alta no município.


Além do funcionamento das lojas e outros estabelecimentos comerciais, volta a ser permitida a comercialização de bebidas alcoólicas.


Segundo a prefeitura, a população deve manter uso de máscara e de álcool gel, bem como a proibição de festas e eventos de qualquer natureza que provoquem aglomerações. As equipes de fiscalização continuam nas ruas, sobretudo no tocante ao cumprimento do distanciamento social.


“Em virtude do avanço positivo dos nossos dados epidemiológicos, o nosso município seguirá à risca o que tiver previsto no decreto do Governo do Estado do Ceará. Por conta das nossas fiscalizações e contribuições do povo é possível a gente experimentar novos números. Diminuímos a taxa de letalidade, a taxa de infecção, continuamos testando em grande número a população e diminuímos também o número de internamentos”, afirmou o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos).


Ainda segundo com o gestor municipal, a prefeitura se reuniu com os setores produtivos para que fique acordado uma fiscalização rígida por parte dos empresários para que todas as recomendações de isolamento rígido sejam cumpridas.


“Tivemos uma reunião com setor produtivo e pedimos apoio a todos eles representantes das diversas categorias que trabalhem na conscientização das pessoas . Que trabalhem para cumprir com as regras de distanciamento social e o usos do álcool e gel e tudo isso ficou acordado com esses representantes”, disse.


Durante duas semanas funcionou na cidade apenas de atividades essenciais. Neste período, houve o toque de recolher na cidade e ficaram proibidos o funcionamento do comércio e a comercialização de bebidas alcoólicas. O isolamento social rígido teve o objetivo de conter o agravamento da pandemia da Covid-19 na região.


O fim do lockdown foi definido após reunião entre os integrantes do Comitê de Avaliação, na quinta-feira.


“Porém eu adianto para a população não descuidar. Infelizmente, o vírus ainda está por aí. Ainda causa mortes, muitas dores aos lares e obviamente a situação não se encontra resolvida. Vamos continuar trabalhando. Os dados nos permitem voltar aquilo que nos estavam a verificar antes dos 14 dias”, reforçou, Glêdson Bezerra.


Fonte: G1 CE




image
Foto: Toni Sousa

Postar um comentário

0 Comentários