Páginas

Facebook

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Anvisa pode aprovar uso da Sputnik e 5 milhões de doses devem chegar ao Ceará.

 Vacina2


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai realizar nesta sexta-feira (4) a 9ª Reunião Pública Extraordinária com toda a diretoria. Na oportunidade, a cúpula do órgão vai analisar os pedidos de autorização para o uso emergencial da vacina contra a Covid-19, Sputnik V, no Brasil. Além da vacina russa, a Anvisa vai analisar os pedidos para importação e distribuição do imunizante Covaxin.

A expectativa é que ambas as vacinas consigam as autorizações para importação. Segundo o colunista do Uol, Tales Faria, três dos cinco diretores da agência estão decididos a aprovar os pedidos. Porém, há uma pressão interna à área técnica, principalmente a de Medicamentos, por um relatório menos restritivo.

A Sputnik V é a vacina que sofre maior resistência pois, segundo analistas, não teria avançado no sentido de superar as restrições apresentadas anteriormente pela agência. A Covaxin, por sua vez, possui menos restrições mas também ainda não conseguiu atingir os critérios exigidos pela área de Medicamentos.

Os diretores que estão dispostos a votar à favor da aprovação, em caráter excepcional e temporário, exigem que algumas condições que ainda estão em discussão sejam explicitadas. A maior pressão para a aprovação vem, principalmente, do Consórcio dos Governadores do Nordeste que adquiriram 37 milhões de doses do imunizante. Destes, 5 milhões são para o Ceará.

 (cn7.com)