A CADEIA PRODUTIVA DO ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA SERÁ O MARCO DO NASCIMENTO OFICIAL DA MAIS NOBRE PROFISSÃO: "O ARTESÃO", PONTA PÉ INICIAL PARA TRANSFORMAR O MUNICÍPIO DE PACUJÁ NA CAPITAL NORDESTINA DO ARTESANATO DA PALHA.

 




20210308_105836%2B%25281%2529
20210216_142117%2B%25281%2529


 15 de Julho de 2021, AS 17h, será um DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS na cidade de Pacujá, ENTREGA OFICIAL da CARTEIRA DO ARTESÃO pela CEART - Central de Artesanato do Ceará ao GRUPO DE ARTESANATO DA PALHA DE PACUJÁ (Pastoral da Criança) na Igreja Matriz de São João Batista, quando será oficializada MISSA SOLENE pelo Pároco, Pe. João Jesuíno Marques um baluarte da causa social, dá seu irrestrtio apoio a PASTORAL DA CRIANÇA sob a coordenação de Dona Célia Maria de Oliveira, que mantém viva a CHAMA DA SOLIDARIEDADE HUMANA.

O momento será histórico para o Município de Pacujá, dia em que nascerá oficialmente a CADEIA PRODUTIVA DO ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA e do COURO, atividades forte e trabalhadas no município que não tinham o reconhecimento e apoio oficial. Essa ação e decisão será um NORTE para a ocupação e geração de renda das famílias da Pastoral da Criança, pela 1ª vez na História dessa Instituição Nacional, um ente municipal tem essa louvável iniciativa, capaz de verdadeiras transformações sociais, além de mudar radicalmente um setor que é forte, causará impactos jamais imaginado no município. O trabalho dos artesões de Pacujá tem qualidade, os artesões são dedicados e minuciosos em seus trabalho e buscam da perfeição, isso será a CHAVE PARA O SUCESSO.
A ação da Paróquia de São João Batista e da Pastoral da Criança, reforçam o conceito de que o Brasil tem jeito, basta ter ATITUDE e DECISÃO PARA MUDANÇAS, foi antevendo esse legado que Pacujá através da criatividade dos seus mestres (artesões) e da matéria prima em ambudância no município através da CARNAUBEIRA (Copermícia prunífera), trata-se de uma PALMEIRA da família Arecaceae, ela é ENDÊMICA do Semiárido da Região Nordeste do Brasil, é a Árvore Símbolo dos Estados do e do Piauí e do Município de Pacujá, figurando em sua bandeira e no Altar Mor da Igreja Matriz de São João Batista.
Graças a atitude e visão de futuro do Coordenador do Turismo do Município de Pacujá, o jovem ambientalista ELENILSON GOUVEIA CARVALHO, foi buscar apoio e parceria junto ao GOVERNO DO CEARÁ através da SETUR e da CEART - CENTRAL DE ARTESANATO DO CEARÁ, foi graças a fantástica matéria do JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE do dia escrita pela Jornalista ROBERTA SOUSA, que o Brasil ficou sabedor do potencial de Pacujpá no que tange o artesanato da palha da carnaúba e do couro. A partir de então, começou uma verdadeira cruzada para formação dos grupos de ratesanato, o que está se tornando realidade.
A solenidade será prestigiada por ANDERSON PALÁCIO da Assessoria Especial junto à Casa Civil e da Secretaria de Esporte e Juventude do GOVERNO DO CEARÁ, apoiador incondicional da causa e que tem apoiado o jovem ambientalista ELENILSON GOUVEIA CARVALHO (Coordenador do Turismo do Município de Pacujá), que tem trabalhado para cosolidar o setor do artesanato da palha da carnaúba e do couro no Município de Pacujá, além do estreito intercâmbio com a SETUR - Secretaria do Turismo do Ceará, que dá seu apoio técnico para a consolidação do Município de Pacujá como DESTINO TURÍSTICO DO CEARÁ, uma das metas da atual administração. 
A Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança BENEDITA ELISÂNGELA GONÇALVES DA SILVA, confirmou sua presença, o que comprova a importância dessa ação para a Pastoral da Criança a nível de Brasil.
O GRUPO DE ARTESÃO DA PALHA DE PACUJÁ, será o 1º no Município através da PASTORAL DA CRIANÇA com apoio da Paróquia de São João Batista, terão a nobre missão de ajudar colocar o município, na Rota do Artesanato, contribuindo para que o Município integre o Roteiro Turístico da Região Norte do Estado do Ceará.
O Jornal Diário do Nordeste, que tem nos apoiado de forma irrestrita, será convidado especial assim como a jornalista ROBERTA SOUSA (TV DÁRIO), responsável pela divulgação do trabalho, divulgação essa que teve repercussão nacional, nos apoiaram de forma fantástica e de forma espontânea, o que nos dá credibilidade e transparências nas ações, a CEART - Central de Artesanato do Ceará, a nossa GRATIDÃO pelo apoio direto, sem ela, seria humanamente impossível chegar onde chegamos com o grupo de artesãos pois, esse segmento, tinha um sonho acalentado: "obter" a CARTEIRA DE ARTESÃO, que torna-se realidade graças a sensibilidade do Órgão, com o trabalho e a dedicação incansável dos seus técnicos, os quais sou e seremos gratos. A TICIANE (CEART), nosso muito obrigado! Emocionado, finaliza Léo Carvalho, o vitorioso!!!
A Prefeitura de Pacujá ganha com a Cadeia Produtiva do Artesanato, doravante, o ARTESÃO munido da sua CREDENCIAL, gerando ocupação, renda e ajudando direta e indiretamente no desenvolvimento sócio, econômico e cultural do município. Radical mudança no setor econômico para Pacujá.
O Prefeito Raimundo Filho, saúda com entusiasmo essa empreitada local, estará ao lado dos artesãos, trabalhando de forma ativa na infraestrutura, queremos sim, que PACUJÁ SEJA A CAPITAL NORDESTINA DO ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA, é nosso sonho e objetivo, dotar a cidade, de um mercado voltado para o setor, oferecendo-lhes um espaço moderno e adequado para seus negócios futuros através de um CENTRO DE NEGÓCIOS, lutaremos para concretizar esse sonho e esse empreendimento. Elogiou a forma dinâmica e ousado do Coordenador do Turismo do Município de Pacujá, que num pequeno espaço de tempo foi capaz de tamanha ousadia. E assim, queremos avançar e trabnsformar Pacujá na cidade dos sonhos dos seus habitantes, finalizou o prefeito.

Postar um comentário

0 Comentários