Tamboril, Monsenhor Tabosa, Independência, Novo Oriente e Crateús entram em lockdown; sistema de saúde está a beira do colapso.

 




















O prefeito de Crateús Marcelo Machado decretou “lockdown” total no município, a partir de 00h do dia 22  até às 23h 59min do dia 30 de maio de 2021, funcionando apenas os postos de combustíveis, segurança privada, serviços funerários, farmácias, os serviços médico-hospitalares, laboratoriais e demais serviços de saúde para situações de urgência e emergência.

 Em Tamboril o prefeito Marcelo Mota anunciou na noite desta quinta-feira (20/05) que o município vai entrar em isolamento social rígido a partir da meia noite de sábado (22/05). De acordo com o prefeito os casos aumentam de forma assustadora. No dia 10 de maio haviam 54 casos positivados, dez dias depois, já são 221 casos confirmados. Marcelo Mota ressaltou que o hospital de campanha que foi inaugurado recentemente no município, já conta com nove pacientes no oxigênio, por essa razão o lockdown é inevitável.

Em Independência o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça recomendou, nessa quinta-feira (20/05), que o Município adote medidas de isolamento social mais restritivas, com o objetivo de conter a proliferação da Covid-19 e, com isso, reduzir a pressão sobre o sistema de saúde no Município. A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Alan Moitinho Ferraz, é direcionada ao Prefeito e ao Secretário de Saúde de Independência.

No município de Novo Oriente o prefeito Nenen Coelho já havia decretado “lockdown” devido ao aumento do número de casos de Covid-19 no município e teve que prorrogar até o dia 24 de maio.
No município de Monsenhor Tabosa, o prefeito Salomão Sousa não encontrou alternativa a não ser decretar o isolamento social rígido a partir de 00h de amanhã (21/05) até o dia 28 de maio, com funcionamento apenas dos serviços essenciais e entregas em delivery. A prefeitura está realizando campanhas nas redes sociais pedindo as pessoas que denuncie os casos de aglomerações que o sigilo fica assegurado, como forma de barrar eventos clandestinos que gerem aglomerações.

Diante dos municípios estarem decretando lockdown, o Hospital São Lucas de Crateús, a referência da área da saúde da região já anunciou que deve entrar em colapso de hoje (20/05) para amanhã, devido a alta carga de atendimento. No início da semana, o comunicado do hospital já alertava que as UTI’s e enfermarias estavam lotadas com 81 pacientes e 6 em fila de espera, no Boletim Oficial publicado nesta quinta-feira, já são 93 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e em enfermarias, um número acima da capacidade do Hospital São Lucas.

É urgente e necessária a ajuda do Governo do Estado aos municípios da região dos Sertões de Crateús para evitar um colapso total e a falta de oxigênio devido a alta demanda de atendimentos.

Ceará Notícias

Postar um comentário

0 Comentários