Quatro escolas rurais sem acesso à internet retomam aulas presenciais em Várzea Alegre.

 












O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder(MDB) e o secretário de Educação, Antônio Fernandes, acompanharam na Escola Municipal do Socorro, no sítio Socorro, distrito de Naraniú, o retorno às aulas presenciais de alunos matriculados na referida escola.

As aulas presenciais serão retomadas em quatro escolas, todas localizadas na zona rural, quase que isoladas, sendo: Escola Francisco Assis Vicente – Serra dos Cavalos (Riacho Verde); Escola Antônio Bento Calixto – Poço Cercado (Riacho Verde); a Creche do Graiado – anexo da Escola Vereador José Primo de Morais (Calabaça), uma turma de 5 alunos do sítio Cipó, no anexo da Escola Maria Siebra de Morais (Ibicatu), no e a Escola do Socorro (Naraniú).

Para o prefeito Zé Helder, quando o assunto é a retomada das aulas, isso tem sido avaliado com muito critério, observando todos os cenários e embasados nas recomendações de saúde de prevenção à Covid-19. Nestas unidades de ensino que voltarão para o ensino presencial, há condições de retomada, e ainda assim, os pais e responsáveis, os alunos e os profissionais, têm sido orientados a seguir todas as regras sanitárias e de proteção.

Segundo explicou Antônio Fernandes, o sistema de ensino da rede municipal de Várzea Alegre, continua híbrido, entre presencial e remoto e mais remoto do que presencial, pois ainda não há ambiente totalmente seguro no que diz respeito a incidência de casos de Covid-19 para o retorno cem por cento das aulas presenciais.

Ele esclareceu que nessas unidades de ensino, retomar as aulas é possível devido à pequena quantidade de alunos, possibilitando marcar espaços de distância entre eles em sala, e devido à falta de acesso à internet, o que impossibilita as aulas online. Ele deixou claro que o objetivo é não prejudicar a educação dos alunos dessas comunidades.

Outro ponto levado em consideração é que, segundo Fernandes, houve entendimento com os responsáveis pelos alunos, com os profissionais que atuam nessas escolas, e ainda, as orientações sanitárias para prevenção contra a Covid-19, preconizadas pelas autoridades de saúde e pelo recente decreto do Governo do Ceará.

Os alunos receberam fardamento e máscaras e os profissionais da educação dessas unidades escolares receberam EPIs – Equipamentos de proteção Individual.

Foto diculgação 
      Várzea Alegre Agora 

Postar um comentário

0 Comentários