Moradores registram deslizamento de terra em obra na Praia do Morro Branco

 











Desmoronamento em Morro Branco. (Foto: Reprodução/ WhatsApp)
Desmoronamento em Morro Branco. (Foto: Reprodução/ WhatsApp)


Moradores da Praia do Morro Branco, em Beberibe, registraram um deslizamento na obra da Prefeitura do Município na avenida Luiz Gama, próximo ao Centro de Artesanato de Beberibe. O caso foi registrado na manhã desta terça-feira, 4. Conforme a moradora local, Alcione Gama, o deslizamento aconteceu por causa de problemas na execução da obra de escoamento de águas pluviais.

Além disso, a moradora relata que é o terceiro desabamento na área. “No mês passado também deu problema. A gente abriu uma ouvidoria e o pessoal da construtora veio, colocaram uns cones e umas fitas e depois foram embora. É a terceira vez que eles fazem esse trabalho e acontece a mesma coisa", contou.

Alcione diz que a chuva começou por volta de 21h30min. Logo em seguida ela conta ter ouvido o barulho do desmoronamento. “A partir de 21h30min da noite a chuva começou, depois disso a gente já ouvia o barulho das pedras caindo. A gente fica muito preocupada, a gente não dorme com medo de que o buraco aumente ainda mais e atinja as casas próximas”, lamenta Alcione.

Autoridades locais como a Prefeitura de Beberibe e Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbana e Meio Ambiente (Seplan) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e estaduais, como a Defesa Civil do Estado do Ceará e a Secretaria de Cidades, foram procuradas pelo O POVO. Até a publicação da matéria, não houve retorno.

Em nota, a Prefeitura de Beberibe afirma que a prefeita Michele Queiroz esteve reunida na Sede da Superintendência de Obras Públicas do Governo do Ceará (SOP) com o secretário Quintino Vieira buscando ações urgentes para reparar os estragos causados na obra por conta da forte chuva que caiu na última.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:

A Prefeitura de Beberibe esclarece que as obras de contenção da cratera no mirante da Praia de Branco iniciaram em 26 de março, um dia após abertura causada pelas fortes chuvas que caíram na região. Na madrugada em que ocorreu o agravamento da erosão, em março, Beberibe registrou a maior chuva do Ceará, 127,2 mm.

O trabalho está sendo feito com o apoio da Superintendência de Obras Públicas do Governo do Ceará (SOP). Já havia sido realizada a etapa de enrocamento de pedras, estrutura utilizada para garantir a sustentação de máquinas e dos operários que estavam trabalhando na construção do muro de contenção às margens da barreira, também já haviam sido colocadas manilhas para o novo sistema de drenagem pluvial.

A erosão, localizada em uma região de falésias, aumenta de forma gradativa a cada chuva que cai na região, mesmo com a obra em andamento e com todas as medidas de contenção realizadas.

Na manhã desta terça-feira (04), a prefeita Michele Queiroz esteve reunida na Sede da SOP, em Fortaleza, com o secretário Quintino Vieira buscando ações urgentes para reparar os estragos causados na obra por conta da forte chuva que caiu na última madrugada de segunda para terça-feira.

No encontro, o secretário garantiu que, mesmo com as chuvas que atrapalham o andamento da obra, o trabalho vai continuar e que o mais rápido possível serão feitas intervenções para desviar o curso das águas pluviais, diminuindo o volume que chega até o local da erosão, região mais baixa da Avenida Luiz Gama, como estratégia para conter o processo natural de erosão.

                        ( O povo) 

Postar um comentário

0 Comentários