Mauriti adere ao Programa Saúde com Agente

 





















                   



A secretária de saúde Evania Furtado assinou neste último sábado (01), o termo de adesão ao Programa Saúde com Agente do Governo Federal, para a capacitação dos agentes comunitários de saúde e agente de endemias. O objetivo do programa é reforçar a atenção básica nos municípios.
Segundo o Ministério da Saúde, o curso terá duração de 35 semanas e inclui a capacitação em procedimentos como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura, acompanhamento do cartão de vacina do cidadão. Os agentes também poderão prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, detecção de sinais de violência doméstica contra crianças, mulheres e idosos, sinais de automutilação, manifestações de doenças mentais, entre outros. A coleta de dados obedecerá a sequência dos ciclos de vida, que contemplam o acompanhamento de indicadores desde a primeira infância, passando pela adolescência, fase adulta e idosos.
Para a secretária de saúde, Evania Furtado, esse programa irá permitir levar o SUS - Sistema Único de Saúde às casas das pessoas, às famílias. O que fará um grande diferencial. “A ideia é que o trabalho dos agentes faça a identificação prévia de doenças e desafogue os atendimentos mais complexos da rede pública de saúde. Isso visa, realmente, ter precocidade na descoberta de doenças, que podem ser tratadas rapidamente e evitem que ela se agrave. Essa é a grande lógica desse programa que neste momento de pandemia se torna ainda mais importante pois evita muitas vezes de que as pessoas estejam sentindo alguma coisa e fiquem guardando em casa”, comentou a secretária.

Postar um comentário

0 Comentários