Em reunião presencial com ministro da Saúde, governador pede habilitação do Hospital do Vale do Jaguaribe e envio de mais vacinas ao Ceará.

 

52bd6c04-a128-18d5-e3dd-de0cf319b2a1

Em sua primeira reunião presencial e exclusiva com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília, o governador Camilo Santana apontou uma agenda positiva ao solicitar a habilitação do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em fase final de conclusão, além de pedir uma maior celeridade na distribuição das vacinas contra Covid-19 ao Estado. Estava presente também, o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

“Há uma perspectiva de aumento do envio de vacinas agora em junho, e tratamos pessoalmente de uma demanda do Ceará, que é a habilitação do Hospital do Vale do Jaguaribe, tão importante em um momento de pandemia. Estamos com toda a estrutura do hospital pronto, e acredito que vamos ser atendidos não apenas na autorização do hospital, mas também em conseguir mais vacinas ao nosso Estado,”, apontou o Governador.

Na reunião, Camilo também apresentou as ações do Ceará no enfrentamento à pandemia, como a expansão da nossa rede em todas as regiões do Estado, e a importância do capacete respiratório Elmo para salvar milhares de vidas no Ceará e em outros estados. “Solicitamos a habilitação de novos leitos de UTI e a ampliação do teto MAC (Média e Alta Complexidade) para o custeio dos hospitais regionais, inclusive do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, que está em fase final de conclusão”, enumerou ainda.

3afcab4b-b60a-2258-2af9-633c6995a250

Em sua visita ao ministro, Camilo levou e entregou ao titular da pasta nacional de Saúde um Capacete Elmo, um projeto cearense que diminui o tempo de internação do paciente com Covid-19 e a necessidade de respiradores em 60% dos casos. “O uso do Elmo diminui o percentual de intubação e internação do paciente, e é um equipamento que já está registrado na Anvisa e está sendo utilizado em hospitais do Ceará e em alguns do Brasil. Conversamos também sobre a vacina contra Covid-19, que é um estudo feito pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), e agora também com a Fiocruz, e agora estamos aguardando a autorização da Anvisa para fazer testes em humanos. Esse sim, é um passo importante de uma vacina brasileira, essencial para o enfrentamento dessa pandemia”, ressaltou o governador.

Vacina Sputnik V

“Já cobramos fortemente da Rússia o envio da documentação exigida pela Anvisa que vai liberar o uso do imunizante no Brasil, e a informação que nós temos é que já foi entregue e está em análise pelo órgão brasileiro”, apontou Camilo, que informou ainda que a vacina mesmo sendo utilizada em mais de 60 países, prefere ter a segurança da liberação da Anvisa para começar a ser aplicada no Nordeste, que com a quantidade adquirida irá  a vacinação já em curso no Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários