182 municípios cearenses estão com alerta 'altíssimo' para a pandemia

 
















As praias tem registrado aglomerações de forma recorrente. (Foto: Barbara Moira)
As praias tem registrado aglomerações de forma recorrente. (Foto: Barbara Moira)

Total de 182 dos 184 municípios cearenses estão em nível de alerta “altíssimo” em relação à circulação do coronavírus, de acordo com informações do IntegraSUS desta quinta-feira, 6. As outras duas cidades — Quixelô e Salitre, ambas da região do Cariri — enfrentam nível de alerta “alto”, conforme classificação da Secretaria de Saúde do Ceará. (Veja lista no fim da matéria)

Entre os critérios para definir essa categorização, a pasta estadual leva em conta informações como a incidência de casos de Covid-19 por dia, a taxa de letalidade da doença e o percentual de leitos de UTI ocupados. Em relação à pressão assistencial na rede hospitalar, por exemplo, é considerado como nível “altíssimo” os municípios com disponibilidade de UTIs abaixo de 5%.


 Em Fortaleza, três de cinco critérios determinados estão classificados como alerta mais preocupante. A taxa de positividade de testes RT-PCR, considerado o mais confiável para detectar a doença, é a que apresenta cenário mais favorável, com risco moderado: 42,4% em relação às duas últimas semanas epidemiológicas. Nesse aspecto, é considerado altíssimo um índice acima de 75%.

Apesar da situação ainda grave, é possível observar que os critérios apresentam tendência decrescente ou estabilizada em relação a todos o Estado. Nas últimas semanas, esse tipo de informação tem feito com que o governo estadual avançasse com a flexibilização de medidas mais restritivas. Esse fim de semana, por exemplo, será o primeiro em que lojas e restaurantes funcionarão presencialmente.

Nesta sexta-feira, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus se reunirá novamente para definir as medidas adotadas no novo decreto estadual, seja para reabertura ou restrição do funcionamento das atividades. Uma das pautas será a volta às aulas do ensino médio. Até agora, segue permitido o funcionamento das escolas até o 9º ano.

O Ceará registra ocupação de dos leitos de UTI de 89,03%, segundo dados do IntegraSUS consolidados às 23h02min desta quinta-feira, 6. Em relação às enfermarias, o número é de 72,68%. A estatística considera todas as unidades de saúde do Estado que atendem pacientes com Covid-19, tanto da rede pública como privada. Considerando as UTIs adulto de Fortaleza, por exemplo, seis de 21 unidades de saúde estavam lotadas nesta noite.


ABAIARAALTÍSSIMO
ACARAPEALTÍSSIMO
ACARAUALTÍSSIMO
ACOPIARAALTÍSSIMO
AIUABAALTÍSSIMO
ALCANTARASALTÍSSIMO
ALTANEIRAALTÍSSIMO
ALTO SANTOALTÍSSIMO
AMONTADAALTÍSSIMO
ANTONINA DO NORTEALTÍSSIMO
APUIARESALTÍSSIMO
AQUIRAZALTÍSSIMO
ARACATIALTÍSSIMO
ARACOIABAALTÍSSIMO
ARARENDAALTÍSSIMO
ARARIPEALTÍSSIMO
ARATUBAALTÍSSIMO
ARNEIROZALTÍSSIMO
ASSAREALTÍSSIMO
AURORAALTÍSSIMO

Postar um comentário

0 Comentários