Medalha Joaquim Feitosa será entregue ao Centro de Ciências Agrárias da UFC e ao agricultor de Nova Olinda, Zé Artur nesta quarta

 





















Encerrando a programação da Semana da Caatinga 2021, nesta quarta, às 15h, de forma virtual, a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) fará a entrega da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, instituída pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC). O evento será transmitido pelo canal do YouTube da Secretaria (SemaSecretariadoMeioAmbiente) e pela TV Assembleia.

Na sua 17ª edição, a Medalha vai homenagear o Centro de Ciências Agrárias da UFC e agricultor caatingueiro José Raimundo de Matos, o “Zé Artur”, respectivamente agraciados em 2020 e 2021. “Ambos, por meio de suas atividades, contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento sustentável da Caatinga”, explica Artur Bruno, titular da SEMA. Na ocasião, será lançado o livro, “Saberes e Viveres da Caatinga: II Conferência da Caatinga”, uma iniciativa da Comissão de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa.

A Medalha destina-se a homenagear pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável da Caatinga. É uma realização da SEMA, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa do Estado Ceará (ALCE), representada pelo seu vice-presidente, deputado estadual Acrísio Sena (PT), com o apoio do CERBC.

A Caatinga

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Caatinga é o único bioma 100% brasileiro. Dados do ICMBio apontam que a “diversidade, a riqueza de espécies e o número de endemismos da Caatinga foram, por muito tempo, considerados baixos”. Entretanto, pesquisas recentes demonstram o contrário. São registradas para o bioma, até o momento, 3.200 espécies de plantas, 371 de peixes, 224 de répteis, 98 de anfíbios, 183 de mamíferos e 548 de aves.

Solenidade de Entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, edições 2020 e 2021.
Horário: de 15h às 17h
• Apresentação virtual da Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará (UFC).
• Lançamento do livro, “Saberes e Viveres da Caatinga”: II Conferência da Caatinga.
• Ato de Entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, aos agraciados 2020 e 2021.
• Encerramento da Semana da Caatinga 2021, pelo Secretário Artur Bruno.

Postar um comentário

0 Comentários