Formação online capacita profissionais do Cariri para atuação com restauração ecológica

 










                                    Foto Divulgação 

Profissionais da região do Cariri, que trabalham ou desejam atuar em restauração ecológica na Chapada do Araripe, agora contam com oportunidade de uma capacitação gratuita. Estão abertas, até a próxima segunda-feira (03), as inscrições para o Curso Online de Restauração Ecológica para a Caatinga, promovido pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan). A formação exclusiva se debruça sobre fundamentos, metodologias e teorias acerca da restauração ecológica no bioma.

Serão ao todo 40 vagas disponíveis, sendo 60% delas dedicadas ao público feminino. Podem participar pessoas que executam ou desejam aprender a realizar atividades de restauração ecológica – a exemplo de diferentes métodos de restauração e também implementação de sistemas agroflorestais – como instituições ambientais, ONGs, proprietários de terra com áreas disponíveis para restauração, agricultores, entre outros. A oportunidade é exclusiva para público da região do Cariri, abrangendo cidades das demais regiões do Estado, e também do Sertão de Pernambuco, Paraíba e Piauí.

Através do projeto, a instituição visa recuperar o capital natural dos ecossistemas locais em consonância com capacitação e inserção de diferentes atores sociais da cadeia de restauração florestal da região no processo. Há mais de 20 anos protagonizando o Nordeste na restauração dos ecossistemas brasileiros, é a primeira vez que o Cepan realiza uma formação técnica específica para o bioma Caatinga.

“Percebemos que a temática não é tão amplamente difundida na região. Esperamos mobilizar atores sociais para aprenderem mais sobre o tema e, possivelmente, auxiliarem em projetos realizados na região da Chapada do Araripe”, explica Emanuelle Souza, analista de projetos do Cepan.

Curso

Promovido pelo Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia do Nordeste, braço formativo do Cepan, o curso integra as atividades do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe, iniciativa planejada e executada pela instituição desde abril de 2020. A proposta do projeto é recuperar 100 hectares de vegetação nativa no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe e no entorno da Floresta Nacional (FLONA) do Araripe-Apodi.

O curso acontece virtualmente entre 17 de maio e 18 de junho, com aulas pré-gravadas e em tempo real, ministradas por equipe técnica especializada. Serão repassados conteúdos a respeito da Caatinga e especificidades do bioma; fundamentos e metodologias de Restauração Ecológica; componentes e sistemas para o planejamento e execução das atividades, e orientações sobre como preparar uma ação de restauração.

As inscrições serão analisadas e os selecionados para o curso serão divulgados no dia 10 de maio, sendo de forma gratuita e acontecendo através de um formulário online.

O curso, bem como todo o projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe, tem apoio do Projeto GEF Terrestre, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Grupo Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Serviço

Curso Online de Restauração Ecológica para a Caatinga
Aulas: 17 de maio a 18 de junho
Inscrições: 12 de abril a 3 de maio – http://bit.ly/CursoCaatinga
Divulgação dos selecionados: 10 de maio
Dúvidas ou mais informações: araripe@cepan.org.br | (81) 99285.2274

                            ( Badalo) 

Postar um comentário

0 Comentários