28 DE ABRIL É CELEBRADO O DIA NACIONAL DA CAATINGA EM HOMENAGEM AO PROFº JOÃO VASCONCELOS SOBRINHO, UM DOS PIONEIROS NOS ESTUDOS AMBIENTAIS DO BRASIL, INSTITUÍDO ATRAVÉS DO DECRETO DE 20 DE AGOSTO DE 2003.

 


















     




SALVE OS CAATINGUEIROS! O blog do Amaury do Alencar e o site Matheus Repórter Cariri criadores do DIPLOMA e TROFÉU PROTETOR DA CAATINGA para HOMENAGEAR pessoas e Instituições que lutam pela integridade e sustentabilidade da Caatinga não poderiam deixar a data em branco. Queremos neste DIA NACIONAL DA CAATINGA, render nossas justas e merecidas homenagens à todos que se dedicam a causa. A 2ª edição do Prêmio, será dia 12 de Dezembro, na Assembléia Legislativa do Ceará.
O BIOMA CAATINGA é único no Planeta e eminentemente brasileiro, ocupando uma área de 850.000km2, 12% do Território do Brasil, cobrindo todo o Nordeste Brasileiros até o Norte de Minas Gerais.

CURIOSIDADES - 178 espécies de mamíferos,591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes, 221 de abelhas, 932 de plantas, mais de 27 milhões de pessoas vivem na área da Caatinga. Há espécies endêmicas, existindo apenas nesse Bioma Brasileiro.

A SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente promoverá mesa redonda com início as 9h com o tema: BOAS PRÁTICAS E LIÇÕES DA PANDEMIA NA CAATINGA, com daniel Gomes (Secretário de Meio Ambiente de Pentecoste) e GozéliaRibeiro, do IARTE de Quixeramobim,  encerrando às 11h, com o Secretário de Estado Profº ARTUR BRUNO, que vem desenvolvendo um forte trabalho em prol do Meio Ambiente a nível estadual.

O Município de Pacujá estará enfocando o tema com alunos da rede municipal de ensino, o Profº EDSON PEREIRA da EEF São João Batista vem trabalhando o tema O BIOMA  CAATINGA ESSE DANADO DESCONHECIDO com alunos da Instituição, que desenvolvem excelente trabalho em ́prol da sustentabilidade do Bioma Caatinga.

 O ambientalista Jorge de Moura dividirá com o jovem professor, as atividades alusivas ao Dia Nacional da Caatinga. Ambos enfocam a importância da Mata Nativa da Caatinga, sua fauna e sua flora. A plantação de Árvores Nativas do Bioma Caatinga, já é um roteiro no município e na cidade, essas espécies começam a reinar ocupando seus espaços que foram tomados pelo nim indiano. 



O PROJETO JOVENS AMBIENTALISTAS DE PACUJÁ composto por estudantes da rede municipal de ensino, mudou radicalmente a cultura ambiental no município, hoje a cidade de Pacujá, ostenta quatro (4) Manchas Verdes Urbanas da Caatinga, graças às mãos hábeis das CRIANÇAS e dos ADOLESCENTES que hoje sabem da importância do VERDE para sua cidade e para a VIDA. A Prefeitura de Pacujá dá seu apoio e a SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tem sido uma PARCEIRA de todas as horas.

Postar um comentário

0 Comentários