sexta-feira, 26 de março de 2021

PORTEIRAS COMEMORA 66 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

 















A cidade de Porteiras comemora, hoje, 66 anos de emancipação política. Apesar de ter só 66 anos de existência, é uma das povoações mais antigas do Cariri. Seu primeiro nome foi Porteiras de Fora, depois Conceição do Cariri, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município e, finalmente, Porteiras, que tem suas origens nas festas de apartação promovidas pelos os colonizadores do Cariri.

Um dos marcos da cidade foi a presença do Padre Ibiapina, o "apóstolo do Nordeste", que construiu a igreja em regime de mutirão e levou água para a cidade com a construção de uma levada do pé da serra até a sede do município, numa extensão de quase 8km. O processo de canonização do Padre Ibiapina tramita no Vaticano.

Segundo a história, a elevação onde está localizada a cidade de Porteiras era um espaço reservado ao ajuntamento do gado que era solto em cima da Serra do Araripe. Vaqueiros e animais de todas as ribeiras das localidades próximas ali se reuniam para separar o gado. Para isso, foram colocadas duas porteiras na entrada e na saída, que receberam o nome de porteira de fora e porteira de dentro. Surgiram, então, as primeiras barracas e pequenas construções e, mais tarde, o povoado que recebeu o nome de Porteira de Fora e depois Porteiras.

Esse ano devido as restrições da pandemia, a programação festiva se resume a uma missa Solene que foi celebrada na manhã de hoje pelas redes sociais e às 18 hrs uma Live comemorativa realizada pelo o governo Municipal onde o prefeito Fábio Pinheiro (PTB) e o seu secretariado anunciarão grandes novidades para a população.


 Porteiras Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário