COVID-19: Oferta de oxigênio em Várzea Alegre está controlada. Lockdown será debatido

 







 






    Para tratar sobre a oferta de oxigênio aos municípios com vistas a entender a realidade de cada localidade e evitar o agravamento das condições de atendimento a paciente vítimas graves da Covid-19, o Ministério Público do Ceará (MPCE), a  Procuradoria Geral do Ceará e a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), realizou nesta segunda-feira, 08, reunião.

    O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), disse que conversou com a direção do Hospital São Raimundo e com o secretário de Saúde Ivo Leal, que informaram que a situação de Várzea Alegre, com relação a oferta de oxigênio, até o momento, está controlada.

    Mesmo com essa informação, o prefeito disse que que tomará providências para garantir reservas de oxigênio que assegure as condições de atendimento sem pressão.

    “A gente vai tomar as providências no sentido de fazer uma licitação para deixar, legalizado uma possível aquisição em maior demanda para não colocar em risco essa possível falta de oxigênio dentro da Secretaria e do hospital”, disse.

    A preocupação manifestada pelos prefeitos que participaram da reunião é que os fabricantes não consigam dar conta da demanda e isso configure colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio.

    Pelo levantamento da Aprece, 74 (40,22%) municípios estão em situação crítica; 67 (36,41%), em condição normal, mas no limite; 10 (5,43%), em colapso; e 22 (11,96%), em outras situações. O estudo foi feito com a participação de 173 dos 184 municípios cearenses.

    Manter os cuidados

    Zé Helder voltou a alertar a população sobre a importância de manter os cuidados de higiene, especialmente das mãos, do distanciamento social e o cumprimento do Decreto do Governo do Ceará.

    Os cuidados, segundo o prefeito, agora são ainda mais importantes, porque a variante do vírus é mais contagiosa e tem acometido jovens e crianças.

    Várzea Alegre não aderiu ao lockdown  que o Governo do Ceará aplicou por decreto em Fortaleza e recomendou aos municípios em condições graves para a doença. O prefeito destacou que no município vigora o decreto do dia 26 de fevereiro, que entre outras regras, determina o uso de máscara, toque de recolher entre 20h e 05h da manhã do dia seguinte, desocupação dos espaços públicos, fechamento do comércio não essencial às 17h e cobra o distanciamento social.

    Lockdown

    Zé Helder participou na tarde de segunda-feira de reunião com os prefeitos das cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Brejo Santo, que são cidades com condições de atendimento de UTI para pacientes com Covid-19.

    Segundo Zé Helder, essas cidades já estão no limite de suas capacidades de atendimento e os gestores estão preocupados com o colapso da saúde.

    Zé Helder disse ainda que não foi decretado lockdown, mas que essa possibilidade não é descartada, que haverá nesta terça, às 15h, uma nova reunião com mais municípios quando  essa alternativa será o centro da discussão.

    Postar um comentário

    0 Comentários