Unidades do Vapt Vupt e Casas do Cidadão adotam novas medidas de funcionamento, em Juazeiro do Norte

 












Seguindo as orientações do novo decreto de enfrentamento ao coronavírus, as unidades de Vapt Vupt e as Casas do Cidadão adotam novas medidas de funcionamento a partir desta sexta-feira, 19 de fevereiro. Os Vapt Vupt de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte passam por ajustes nos atendimentos, que devem seguir com a mesma capacidade, porém, adequando as demandas a horários com menor volume de procura. As Casas do Cidadão passam a funcionar com 50% da capacidade de atendimento. As unidades Vapt Vupt e Casas do Cidadão são administradas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. A SPS alerta que, nos casos emergenciais, comprovados por documento, em que o cidadão não consiga fazer seu agendamento, poderá solicitar atendimento no chat da SPS ou pelo e-mail: cocid@sps.ce.gov.br

“Nosso serviço é essencial e não vai parar, mas sabemos que acima de tudo está a vida do povo cearense, e para resguardar a população é que nós estamos adotando medidas mais rígidas de distanciamento social, sempre seguindo as orientações do governador Camilo Santana. Nos organizamos de forma a proteger a população e também nossas equipes que estão à frente dos atendimentos nas unidades. Este é um momento delicado e a nossa prioridade segue sendo o povo cearense”, destacou a titular da SPS, Socorro França, que também fez um apelo para que as pessoas só saiam de casa em casos de urgência. “Nós precisamos nos conscientizar e entender que essa doença ainda não acabou e ter empatia para cuidar não apenas de nós, mas também do nosso próximo para que logo possamos nos abraçar novamente”, completou a secretária.

Todos os serviços ofertados dentro das unidades seguem funcionando, com exceção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Acompanhantes só serão permitidos em casos excepcionais, em que estejam com idosos, menores ou pessoas com deficiências.

“Todas nossas unidades foram adaptadas para respeitar o isolamento e equipadas com itens de higienização, como os totens de álcool em gel e o reforço do uso obrigatório de máscaras. Nossos atendentes também tiveram seus espaços de trabalho protegidos”, pontua a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes.

O coordenador da Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa, ressalta que os atendimentos que já estavam agendados para acontecer em hospitais, abrigos e demais espaços seguirão como previsto. “As nossas unidades móveis de cidadania seguirão atendendo os locais que já estavam agendados previamente. O nosso maior desafio agora será evitar aglomerações, traçamos um cronograma para otimizar o tempo e as demandas das nossas unidades”, pontua Tadeu,.

As unidades do Vapt Vupt oferecem serviços como emissão de primeira via de CPF, primeira e segunda vias de RG, certidão de antecedentes criminais e os oferecidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), bem como atualização cadastral na Receita Federal.

A Casa do Cidadão oferece cadastros da carteira de trabalho digital, seguro-desemprego e intermediação de mão de obra pelo Sine-IDT; emissão da primeira via de CPF e atualização cadastral na Receita Federal, e emissão de primeira e segunda vias do RG e certidão de antecedentes criminais pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Para agendar o atendimento, os usuários devem acessar os endereços eletrônicos do Vapt Vupt e da Casa do Cidadão para escolher dia e hora que desejam comparecer aos postos de atendimento. Quem chegar ao local sem fazer o agendamento não poderá ser atendido.

Os agendamentos devem ser realizados por meio dos seguintes endereços eletrônicos: Nas Unidades Vapt Vupt e Casa do Cidadão. Aqui, o usuário deve clicar em Agendamento Serviços Casa do Cidadão.

É obrigatório o uso de máscara de proteção, a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e a manutenção do distanciamento social de dois metros.

Postar um comentário

0 Comentários