Município de Altaneira esclarece população sobre denúncia de profissionais da saúde

 









Ilustrativa

Nota na íntegra

Conforme a denúncia de uma servidora da Secretaria de Saúde ao jornalista João Boaventura Neto, do Site Miséria e Blog do Boa, que foi lançada nas redes sociais, na data de dessa segunda-feira, dia 15 de fevereiro de 2021, sobre a falta de máscaras para os profissionais de Saúde de desempenharem suas atividades nas respectivas unidades do município, o secretário Junior Paulino vem à público informar  que em nenhum momento essa informação procede sobre a falta de máscaras para os profissionais desempenharem suas atividades.

Conforme Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo Novo CORONAVÍRUS (SARS-COV-2).

Baseando-se em opiniões de especialistas, necessitando ainda de comprovação por estudos científicos adequados. E diante da possibilidade de escassez ou desabastecimento de máscaras N95 em alguns serviços, sugere-se que, nessas situações, os profissionais da área de Saúde em contato com pacientes com COVID-19, ou casos suspeitos, utilizem as Máscaras N95 com uma Máscara Cirúrgica Sobreposta à mesma e de uso único. 

Esta máscara cirúrgica deve ser retirada e descartada a cada atendimento e a N95 acondicionada em um saco plástico vedado e identificado, podendo assim ser reutilizada enquanto estiver em bom estado de conservação, por no máximo 15 dias, posteriormente descartada. 

No momento estamos em processo de licitação para que possamos fazer a aquisição dos insumos, com isso estamos com o estoque de máscaras limitados, mas que em nenhum momento os profissionais ficaram desassistidos quanto à disponibilidade dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.

Para os atendimentos ambulatoriais, adequa-se a mesma recomendação, para o seu uso em serviços de atendimento a pacientes não sintomáticos e/ou não suspeitos do COVID-19.

Quaisquer dúvidas ou esclarecimento o secretário se coloca a inteira disposição. 

   

     Blog do Boa 

Postar um comentário

0 Comentários